“A importância do Pai na Família” é tema de palestras com beneficiários de programas sociais do Município

Na semana que antecede o Dia dos Pais, nada melhor de que enfatizar o papel e a segurança que o pai traz ao convívio familiar.

Para lembrar a data e a influência da figura paterna na formação do filho é que a Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente reuniu beneficiários de programas sociais em Três Barras, como o Sacolão e Bolsa Família, para duas palestras sobre o tema central “A importância do Pai na Família”.

A edição de agosto da série de encontros mensais teve como palestrante Marcos José Antunes, policial militar da reserva remunerada, liderança da Igreja Católica nas funções do Ministério Extraordinário da Palavra e do Batismo e conselheiro tutelar no Município.

“Infelizmente os pais estão deixando a responsabilidade de criar os filhos para as mães, estamos nos ausentando desta tarefa”, salientou o palestrante em sua fala inicial. Antunes ainda fez uma analogia de como as famílias estão se comportando atualmente. “Hoje em dia não se abraça mais os filhos e os filhos não abraçam mais os pais. Precisamos cultivar estes bons exemplos e voltar às raízes”, destacou.

Nos 21 anos em que atuou como policial militar, ele relatou que por diversas vezes atendeu ocorrências entre pais e filhos, discussões que se transformaram em brigas, quase sempre envolvendo o uso de bebida alcóolica. “Se perdeu o respeito para com a figura paterna, onde está aquele amor que existia na época em que éramos crianças?”, questionou o palestrante.

“Já dizia o Padre Léo, os defeitos dos nossos filhos são filhos dos nossos defeitos. Eles são os nossos reflexos, por isso, precisamos adotar novas maneiras, resgatar o amor na família”, finalizou Antunes.

Pela manhã o evento reuniu, no Anfiteatro Vereador Milton Miguel, o público residente no Distrito de São Cristóvão. À tarde, a ação foi no auditório das secretarias de Saúde e Educação, mas para as pessoas da região central, bairros e interior do município.

O evento foi aberto também às pessoas da comunidade e teve o apoio do Governo do Município.

Após o encerramento das palestras houve o sorteio de brindes. Os prêmios foram doados pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Shimoguiri participa de palestra e anuncia novidades

Pela manhã, prefeito Luiz Shimoguiri prestigiou a palestra realizada aos moradores do Distrito de São Cristóvão.

Na abertura do encontro, Shimoguiri destacou a importância dos programas desenvolvidos no Município, especialmente o Sacolão. “Já tem 24 anos e, cada vez mais, queremos melhorá-lo. Este mês já conseguimos colocar quatro quilos de carne de frango junto à cesta básica de cada uma das famílias contempladas. Agora, o próximo passo, será ampliá-lo”, salientou o prefeito.

Anunciou em primeira mão, à comunidade, algumas novidades que serão implantadas pelo Governo do Município nos próximos meses. Entre elas, a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, como também ações que beneficiam especificamente as áreas sociais.

Destacou, ainda, os requisitos que os beneficiários precisam cumprir para ingressar e se manter nos programas sociais do Município. “O Poder Público se propõe a fazer a sua parte, mas em contrapartida a população também precisa fazer a sua, cumprindo as normas impostas pelos programas”, concluiu o prefeito.