Ação reúne profissionais que atuam com a coleta de exames citopatológicos

Palestra promovida pela Vigilância Epidemiológica e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nesp) na última sexta-feira (01), reuniu profissionais que atuam na coleta de exames citopatológicos (preventivos). A ação teve o respaldo da prefeitura de Três Barras.

O evento realizado no plenário da Câmara Municipal abordou o tema central “A importância da coleta no rastreamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino”, tendo como palestrantes o médico patologista Alexandre Kirschnick e o farmacêutico Marcelo Perazzoli, especialista em citopatologia oncológica do Instituto de Patologia do Meio Oeste Catarinense (IPA).

Os 29 participantes receberam informações e orientações acerca de assuntos tais como técnicas de coleta, índices alarmantes da interferência negativa do HPV no aumento dos casos de câncer de colo de útero, a importância do rastreamento, seguimento, tratamentos e ações preventivas.

Responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Kátia Reis classificou a palestra como “uma ação dedicada ao aperfeiçoamento da técnica e aquisição de novos conhecimentos para melhor atender a população de Três Barras”.

Rolar para cima