Atividades nas UBS marcam o Dia Mundial da Saúde em Três Barras

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde nesta sexta-feira, 07 de abril, a prefeitura de Três Barras promoveu uma série de ações voltadas à orientação, prevenção e a promoção da qualidade de vida.

Sob o respaldo da secretaria municipal de Saúde e das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), as atividades contemplaram pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do centro, bairros e do distrito de São Cristóvão.

Prática de ginástica laboral supervisionada por fisioterapeutas e atendimentos médico, odontológico e fonoaudiólogo marcaram, por exemplo, os eventos realizados na Unidade Central de Saúde e na UBS Dr. Mário Mussi, no São Cristóvão.

Fora os atendimentos de saúde, a UBS Dr. Mário Mussi foi além incentivando a prática de exercícios físicos sob a orientação do professor Rafael Gustavo.

Segundo a enfermeira Thais Platner, alunos de escolas do distrito, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), funcionários e pessoas da comunidade participaram das atividades em frente à unidade de saúde.

Na UBS Ailton Mendes (Posto Amarelo), também no São Cristóvão, a programação teve início na segunda-feira, 03. Pesagem das crianças de 0 a 5 anos incompletos, residentes na área do ESF 006 e filhos de pais beneficiários do Programa Bolsa Família, além de visitas domiciliares a pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, foram alguns dos serviços realizados. “Foram 350 atendimentos prestados”, garantiu a enfermeira Cristiane Hofmann Lechinheski.

Já a aferição de pressão arterial; testes rápidos para identificação de HIV, sífilis e hepatites B e C; exames de glicemia; dicas de alimentação saudável por nutricionista; atualização vacinal; orientações a hipertensos e diabéticos, além daquelas relacionadas à doenças como tuberculose e hanseníase também fizeram parte da programação, sendo desenvolvidas em praticamente todas as UBS.

Respondendo interinamente pela secretaria de Saúde, a enfermeira Raquel Cunher classificou as ações como uma “oportunidade de alertar e despertar o interesse da população para o autocuidado”.

Ainda de acordo com Raquel, os serviços oferecidos não tiveram apenas o intuito curativo e sim, permanente, pois as equipe de ESF trabalham constantemente com a prevenção a fim de evitar doenças. “O sucesso do evento está relacionado à dedicação dos profissionais de saúde e, principalmente, às pessoas que atenderam ao nosso chamado para participarem das ações”, explica.

O evento teve a participação de médicos, dentistas, profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia e de enfermagem, além de técnicas de enfermagem e agentes comunitários de saúde do quadro da secretaria municipal de Saúde.