Campanha de Multivacinação atrai 766 crianças e adolescentes na primeira semana

Relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta segunda-feira (18) aponta que 766 crianças e adolescentes compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Três Barras durante a primeira semana da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada em 11 de setembro.

O dia D da campanha, realizado no sábado (16), foi o ponto alto da mobilização com salas de vacina abertas em nove unidades de saúde da cidade e do interior. A ação teve o objetivo de atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos de idade.

Pelo balanço parcial, 459 crianças (menores de 12 anos) foram levadas por seus pais ou responsáveis aos postos de saúde, sendo que 129 receberam vacinas, totalizando 266 doses contra diversas doenças. Também compareceram outros 307 adolescentes. Desse total, 80 atualizaram suas vacinas e receberam 103 doses.

Para a responsável pelo setor de imunização do município, enfermeira Kátia Reis, os dados são satisfatórios já que mais de 61% do público alvo aderiu ao chamado das equipes de saúde. “Uns 10% apenas estavam com o calendário vacinal desatualizado. A grande maioria daqueles que compareceram estavam com o esquema vacinal em dia. Houve ainda uma espécie de intensificação, durante a campanha, para colocar em dia as vacinas de rotina e que já estavam pré-agendas”, explica.

A vacinação prossegue até sexta-feira (22), em todas as UBS do município. Estão disponíveis as vacinas BCG, Dupla, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente, Poliomielite Oral e Inativada, Rotavírus, Tetra Viral, Tríplice Bacteriana e Tríplice Viral.

A campanha tem o respaldo da prefeitura de Três Barras, por intermédio da secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal.