Capacitação de professores marca o início do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora junto aos estudantes da rede municipal de ensino de Três Barras, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) teve seu pontapé inicial na manhã desta segunda-feira (16), com a capacitação de educadores do 1° a 9° anos do ensino fundamental.

Neste primeiro encontro, realizado no auditório das secretarias de Educação e Saúde, houve a apresentação do projeto, a entrega do material didático que será utilizado pelos professores em sala de aula e a discussão sobre a fundamentação metodológica.

O Jepp é uma das 34 ações que estão sendo implementadas no município pelo programa Cidade Empreendedora, desenvolvido através da parceria entre o Governo de Três Barras e o Sebrae/SC.

Na abertura do evento, secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, destacou o papel dos professores no processo de transformação dos jovens em potenciais empreendedores, já num futuro bem próximo. “É através do ensino, da aprendizagem e da motivação que iremos despertar esse comportamento (empreendedor) em nossos estudantes”, observou.

Além do interesse pelo empreendedorismo, a iniciativa visa também preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio de cursos com temas e conteúdos específicos oferecidos a cada um dos nove anos do ensino fundamental.

A partir da tarde desta segunda-feira (16), até a sexta-feira (20), a capacitação será realizada na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), no distrito de São Cristóvão. O conteúdo do projeto será trabalhado com grupos de professores, conforme as séries escolares em que lecionam.

Palestrante no primeiro encontro, Clóvis Alécio, consultor credenciado do Sebrae/SC, é quem estará treinando os profissionais de educação nas demais reuniões.