Cerca de 36% dos pacientes faltaram ao mutirão de consultas e exames oftalmológicos

De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Três Barras, 49 dos 134 pacientes agendados não compareceram ao mutirão de consultas e exames oftalmológicos custeados pelo Governo do Município. Ou seja, o número de faltosos foi superior a 36%.

Os procedimentos foram realizados nos dias 15, 23 e 28 de novembro com médicos especialistas do Banco de Olhos, em Joinville. O município ofereceu transporte e lanche a todos os pacientes. Profissional da saúde pública municipal acompanhou os procedimentos.

Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira lembra que todos os pacientes receberam, em suas próprias casas, as guias de encaminhamento para as consultas. “Todos estavam cientes dos dias e horários de saída dos ônibus que os levariam para fazer os procedimentos”, frisou.

Segundo a secretária, além de onerar financeiramente o município, cada falta de um paciente acaba prejudicando outro. “Além do que, isso reflete na condição de saúde dos próprios pacientes, que agora voltam para a fila de espera”, explicou.

A iniciativa de promover um novo mutirão nasceu da necessidade de beneficiar aquelas pessoas que, por algum motivo, não têm como fazer visitas regulares ao oftalmologista. “É fundamental a detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico”, comentou a secretária.

Em agosto do ano passado, o município realizou mutirão semelhante na Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, com consultas e exames oftalmológicos oferecidos a 436 pacientes. 

Na época foram consultadas 68 pessoas com idades entre 02 a 16 anos, 179 pacientes de 17 a 59 anos de idade e 91 com 60 anos ou mais.

Além das consultas, outros 98 pacientes – das três faixas etárias – também foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos, ou ainda, para a realização de exames mais complexos como biometeria, angiofluoresceinografia, campo visual, paquimetria, retinografia e tonometria h.

 

 

Rolar para cima