Desvio da Colônia Tigre será concluído no início da próxima semana

om os serviços de patrolamento, alargamento de pista e a colocação de cascalho finalizados, resta agora a instalação de placas de sinalização para que o desvio da Colônia Tigre seja oficialmente entregue à comunidade de Três Barras. Isso deve acontecer no início da próxima semana.

Segundo o secretário de Viação e Obras, Francisco Farias, o Chicão, essas placas indicarão a obrigatoriedade do fluxo de caminhões carregados ser feito exclusivamente pelo desvio e não mais pela estrada de acesso aos bairros Diva Costa e Vila Nova. “E haverá intensa fiscalização”, alerta.

Limpeza das valas laterais, aberturas para as saídas d água, elevação de pista nos trechos mais críticos e úmidos e a construção e desentupimento de bueiros também fizeram parte do cronograma de trabalho que iniciou há cerca de um mês.

Em quase três quilômetros do total de cinco da estrada que liga localidades do interior a SCT-120, rodovia de dá acesso ao parque industrial da cidade, foram utilizados aproximadamente três mil metros cúbicos de cascalho. O material foi retirado do ponto de extração de cascalho da WestRock, situado pela própria localidade da Colônia Tigre.

Pelo convênio firmado há cinco anos, a empresa cederia o material e a prefeitura ficaria responsável por transportá-lo até a via. “Em 30 dias vamos resolver um problema que se arrasta há anos”, disse Chicão, ao destacar o empenho e dedicação dos servidores da secretaria, que trabalharam aos sábados e feriados para entregar a obra dentro do prazo.

Na manhã desta sexta-feira, 24, o secretário esteve vistoriando trechos da estrada. Acompanhado da vereadora Mara Carla Shimoguiri (PTB) também fiscalizou o andamento dos serviços de recuperação da estrada que liga o bairro Diva Costa à localidade da Colônia Tigre, com aproximadamente dois quilômetros de extensão.

Mesmo com as obras dentro do prazo estabelecido pelo prefeito Luiz Shimoguiri, máquinas e pessoal da prefeitura trabalham em ritmo acelerado em problemas pontuais da estrada. Em alguns trechos ainda estão sendo depositados cascalho e elevada a altura da pista para evitar alagamentos. Cerca de 50 caçambas do material estão sendo utilizados nos reparos.

Outra obra realizada pela secretaria foi o patrolamento e alargamento do acesso à gruta Santa Emídia, muita visitada por fiéis na Semana Santa. O secretário informa que ainda serão feitos serviços de capinação e roçadas nas proximidades da gruta, visando receber todos os visitantes.

Já no centro da cidade, secretário e vereadora também vistoriaram o andamento da operação tapa buracos, especificamente os trabalhos feitos no pavimento da rótula da Avenida Rigesa com a Rua XV de Novembro.