Educação de Três Barras oferece curso de iniciação profissional para mais 175 estudantes

Identificar interesses e habilidades, assim como preparar os jovens para funções básicas e de baixa complexidade em uma ou mais profissões são alguns dos objetivos do novo curso de iniciação profissional que passa a ser oferecido, a partir da próxima semana, a 175 alunos dos 7° ao 9° anos da rede municipal de ensino de Três Barras.

A iniciativa tem o respaldo do Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nesta primeira etapa serão abertas quatro turmas na Escola Básica Municipal Guita Federmann, situada na sede do município, e outra na Escola Básica Municipal Francisco Rocha, na localidade de São João dos Cavalheiros.

Com carga horária de 168 horas, os cursos prosseguem até dezembro no contraturno das aulas regulares, com turmas de 35 alunos durante as manhãs e tardes de segunda, quarta e sexta-feira, e também nos dois períodos de terça, quarta e quinta-feira.

Professores, com formação nas mais diversas áreas profissionais, irão trabalhar os conteúdos que estão divididos em 12 unidades curriculares. Matérias voltadas às áreas tecnológicas, como a produção e edição de vídeos para youtube e aplicações web com HTML, fazem parte do cronograma dos cursos.

Como ficarão em período integral nas escolas, os estudantes receberão almoço. Aqueles que residem em locais distantes também terão transporte de ida e volta. Para receber o certificado de conclusão do curso, que é reconhecido em todo o Brasil, o aluno precisa ter uma frequência mínima de 75% durante as aulas.

Apresentação

A equipe técnica da secretaria de Educação e o Senac foram até as duas escolas, na noite de quarta-feira (05), apresentar o curso “Talento profissional e possibilidades profissionais” aos pais e/ou responsáveis pelos alunos.

Presente às reuniões, prefeito Luiz Shimoguiri disse que os cursos de iniciação profissional instituídos são uma espécie de projeto piloto para que, gradativamente, as demais escolas também passem a atender em tempo integral com atividades educacionais no contraturno das aulas normais. “Estamos oportunizando novos cursos e ampliando as parcerias”, garantiu.

Na semana passada, o Governo de Três Barras e o Instituto Profissionalizante (INP) deram início a cinco cursos online, na modalidade de ensino à distância (EaD), visando a preparação de 100 alunos dos 8° e 9° anos da Escola Básica João Pacheco de Miranda Lima (Caic), para o mercado de trabalho, no contraturno das aulas regulares.

Simultaneamente, outros 100 estudantes estão participando de aulas de informática básica no novo laboratório da escola, equipamento com 18 microcomputadores.

Ao referenciar os cursos do Senac como sendo uma preparação para a vida profissional e também pessoal, a secretária adjunta de Educação, professora Mona Dequech Denk, pediu para que os pais sejam os incentivadores de seus filhos. “Essa perseverança em participar das aulas, em aprender, tem que partir de vocês, que são o exemplo para eles”, afirmou.

Na opinião do secretário de Educação, Antônio Tsunoda, a iniciação profissional na escola descobre talentos e abre portas para o futuro. “É a oportunidade que os jovens têm de buscar conhecimento e aptidão em alguma área de atuação, a fim de ingressar no mercado de trabalho mais preparados”, observou.

Já a pedagoga do Senac, Rosiane Alves Ribeiro, falou que a instituição forma alunos com domínio técnico científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, como também focado em resultados.

Unidades curriculares (Matérias)

– Autoconhecimento

– Diversidade e relações pessoais

– Produção e edição de vídeos para youtube

– Qualidade no atendimento

– Marketing nas redes sociais

– Técnicas de venda

– Atendimento inicial em primeiros socorros

– Prevenção de acidentes domésticos

– Aplicações web com HTML

– Organização pessoal, gerenciamento de tempo e controle financeiro

– Preparação de alimentos rápidos e saudáveis para o dia a dia

– Identificação de habilidades e interesses profissionais

Síntese do curso

– Carga horária de 168 horas.

– Aulas na EBM Guita Federmann: turmas nas manhãs e tardes de segunda, quarta e sexta-feira e nos dois períodos de terça, quarta e quinta-feira.

– Aulas na EBM Francisco Rocha: turma na tarde de segunda, quarta e sexta-feira.

– Público: estudantes dos 7° ao 9° anos.