Encerrada a campanha: Três Barras vacina mais de 94% do público alvo contra a gripe

O Ministério da Saúde encerrou na última sexta-feira, 09, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) deste ano. De acordo com boletim divulgado pela secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica, o município de Três Barras alcançou 94,32% de cobertura dos grupos prioritários.

Para a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações, a campanha de vacinação contra a gripe, no município, foi finalizada com sucesso. “Tanto que ultrapassamos em mais de 4% a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, observa.

Três Barras foi o primeiro município da região a atingir a meta nacional de vacinação e também a cidade com maior cobertura ao final da campanha, que teve início em 17 de abril e se estendeu por quase dois meses nas nove unidades de saúde da cidade e do interior.

Até a semana que antecedeu o término da campanha, a vacina estava disponível, apenas, às pessoas com 60 anos ou mais, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade, funcionários da saúde, gestantes e puérperas.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a partir da última segunda-feira, 05, a vacinação foi liberada à livre demanda. O município disponibilizou 360 doses da vacina à população em geral, imunizando em média 40 pessoas por unidade de saúde.

Outras 500 doses foram reservadas, exclusivamente, às crianças que precisam tomar o reforço. “As duas etapas da vacinação são necessárias para que a proteção contra a gripe seja mais eficiente”, lembrou a enfermeira.

A campanha de vacinação no município foi uma realização da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica.

 

Cobertura na região

 

– Três Barras – 94,32%

– Canoinhas – 92,43%

– Bela Vista do Toldo – 87,17%

– Irineópolis – 81,21%

– Major Vieira – 80,75%

– Porto União – 80,20%

– Matos Costa – 67,02%

Rolar para cima