Estudantes de escolas municipais classificam trabalhos à etapa final da 8ª MOCISC

Alunos e professores das escolas municipais João Pacheco de Miranda Lima (Caic) e Guita Federmann, de Três Barras, comemoram a classificação de dois trabalhos para a etapa final da 8ª Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina (MOCISC), prevista para o dia 26 de outubro em Porto União.

A fase classificatória foi realizada durante a manhã e tarde de quinta-feira (27), no Campus da Universidade do Contestado (UnC), em Marcílio Dias, com a participação de escolas municipais e estaduais de toda a região, além de instituições de ensino federal e particular. Os tresbarrenses, agora, concorrerão a dez bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

“O peso excessivo da mochila influência na flexibilidade de escolares?” foi um dos trabalhos vencedores na categoria 9° ano. Desenvolvida pelas alunas Stefany Cordeiro e Taynara Augusto, a pesquisa verificou a massa corporal de estudantes da escola Guita Federmann e também a pesagem da mochila que as crianças carregavam.

Sob a orientação dos professores Willian Cordeiro de Souza e Valéria Caldas, toda criança que transportava mochila com peso superior a 10% de sua massa corporal foi submetida a teste de flexibilidade, conhecido popularmente como teste de sentar e alcançar.

Além de identificar a má postura, a experiência serviu para que os próprios alunos passassem a se policiar sobre o excesso de peso na mochila, evitando assim dores na coluna lombar, alterações no modo de caminhar e até outros problemas de saúde.

A união entre as disciplinas de Geografia e Matemática proporcionou o desenvolvimento de outro trabalho classificado, mas na categoria 6° ao 8° anos, e que recebe o título de “O censo estatístico e geográfico aliado à interdisciplinaridade”.

Por meio de questionários – com perguntas abertas e fechadas – aplicados junto à turma do 7° ano III da escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic), os estudantes Gabriel Nicholas Olinheki e Luany Gabrieli de Souza levantaram informações acerca da estrutura familiar dos colegas de classe, sob uma perspectiva socioeconômica e cultural.

A pesquisa orientada pelos professores Alexander Antônio dos Passos e Djenifer Onnil Davi Slabadack concluiu que as famílias são numerosas – muitos filhos – e diversificadas, com a inclusão de avós, tios, sobrinhos, padrasto, etc. Verificou-se também que muitos não souberam ou não quiseram responder sobre a empregabilidade dos membros da família. Outro ponto observado foi com a relação às diversas naturalidades dos familiares dos estudantes consultados.

A escola Guita Federmann ainda participou da etapa classificatória com outros dois projetos, ambos orientados pelos professores Willian Cordeiro de Souza e Valéria Caldas: “Características dermatoglíficas de escolares tresbarrenses”, experiência desenvolvida pelas alunas Carolina Haschel e Gabriela dos Santos; e “Avaliação da qualidade de vida de escolares na escola Guita Federmann”, pesquisa feita pelos alunos Luiz Felipe Maciel Martins, Isabeli Aparecida da Veiga e Stephany Ternovel Gonçalves.

Já as estudantes Milene Lima Gonçalves e Sara Fernandes, da escola João Pacheco de Miranda Lima, com a orientação das professoras Junale Portes de Oliveira e Djenifer Onnil Davi Slabadack concorreram com o trabalho intitulado “Sentimento x emoções: uma perspectiva do uso de filmes nas metodologias de ensino”.