Exame nacional possibilitará certificação para quem não concluiu estudos em idade apropriada

Pessoas que não concluíram seus estudos em idade apropriada terão, agora, a oportunidade de solicitar seus documentos certificadores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), realizará no dia 08 de outubro, em todo o País, o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Interessados devem se inscrever entre 07 de agosto, a partir das 10h, e 18 de agosto, até às 23h59 (horário de Brasília). A inscrição é gratuita e será efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Para a certificação no ensino fundamental o jovem deve ter no mínimo 15 anos completos até a data da realização do exame. Para quem busca a certificação no ensino médio a idade mínima exigida é de 18 anos até o dia da prova.

O exame terá quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação. As provas serão aplicadas em dois turnos e serão estruturadas da seguinte forma: Ensino fundamental (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de redação; além de Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais). Ensino médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de redação; além de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

De acordo com o Inep, o exame pretende aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, que incluem o desenvolvimento da vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, bem como nas manifestações culturais, entre outros.

O local onde serão aplicadas as provas ainda não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, que firmou com o Inep termo de adesão ao Encceja.

Como forma de incentivar a participação de jovens e adultos no exame, a prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, informou que fará o transporte gratuito até o local das provas.

O ponto de saída e o itinerário a ser percorrido pelos ônibus, no entanto, serão comunicados posteriormente.

Rolar para cima