Governo de Três Barras inicia a manutenção emergencial na rodovia estadual SC-120

Devido à falta de manutenção do Estado na SC-120, o Governo de Três Barras, com a aprovação unânime dos vereadores, assumiu de maneira emergencial a responsabilidade de realizar melhorias e operação tapa-buracos em sete quilômetros da rodovia, no trecho que liga a BR-280 a sede do município.

Porém, antes de recuperar o pavimento, a secretaria de Viação e Obras está concentrada nos serviços às margens da rodovia. Pessoal e maquinário trabalham na retirada do mato e na limpeza e aberturas de novas sarjetas para a vazão das águas.

Três áreas de refúgio estão sendo construídas a fim de trazer mais segurança aos motoristas que precisam, a partir da rodovia, acessar as comunidades interioranas. Os espaços também servirão para o embarque e desembarque de alunos que utilizam o ônibus do transporte escolar.

Conforme o secretário Francisco Farias, o Chicão, mais de 200 cargas de terra já foram usadas na construção dos recuos. “A expectativa é que o número de viagens com o material chegue a 500”, disse, ao também lembrar que mais mil metros cúbicos de cascalho vão ser compactados nessas áreas. Os trabalhos de manutenção devem prosseguir pelos próximos 15 dias.

Na manhã desta sexta-feira (10), prefeito Luiz Shimoguiri vistoriou o andamento dos serviços.

Ao justificar a iniciativa do município em fazer a manutenção numa rodovia estadual, o prefeito defendeu a necessidade de possibilitar o escoamento da produção e melhorar o tráfego para os munícipes. “Está abandonada há muito tempo. Tínhamos que tomar uma atitude”, frisa, ao lamentar o descaso dos últimos governos.

Basta transitar pela rodovia para ver que o prefeito tem razão em reclamar. Além da precariedade do asfalto, em pelo menos três pontos dos sete quilômetros a área do acostamento está prestes a desmoronar. “O risco de acidentes é eminente”, alerta.

A administração municipal já encaminhou ofício ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), no qual informa os problemas e solicita as correções o mais breve possível.

De acordo com o secretário Chicão, a operação tapa-buracos iniciará tão logo a empresa vencedora do processo licitatório entregue a massa asfáltica.

Pelo projeto de origem do Executivo e aprovado pelos vereadores, o município também está autorizado a fazer a colocação de tubos e construir galerias pluviais a fim de facilitar o escoamento das águas do Rio Barra Grande, e assim evitar eventuais enxurradas em dias de chuva forte.