Mais de 100 mulheres participam de ação de encerramento do Outubro Rosa

A prevenção ao câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e os cuidados com a saúde da mulher pautaram as ações alusivas ao movimento Outubro Rosa, em Três Barras.

Mais de 100 mulheres participaram na manhã e tarde de sábado (27), das atividades de encerramento da campanha na Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão.

Conforme a responsável pela unidade, enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski, nesse dia foram feitos 35 exames papanicolau, 24 atendimentos médicos, 60 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de 47 exames clínicos de mama e cinco atualizações de vacinas.

No espaço da beleza, as mulheres receberam atendimentos de manicure e de maquiagem, como também cuidados com os cabelos. O momento artístico e cultural contou com apresentações dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Viva Bem. Houve também o sorteio de brindes às participantes durante todo o dia.

Com o respaldo do Governo de Três Barras e sob a coordenação da secretaria municipal de Saúde, as demais unidades de saúde da cidade e do interior promoveram atividades diferenciadas durante todo o mês de outubro.

A programação iniciou pela Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, com ações e serviços de saúde realizados no dia 06 de outubro, um sábado.

As unidades de saúde de São João dos Cavalheiros, Km 06/Barra Grande e da Campininha receberam as mulheres nos dias 18, 22 e 24 de outubro, respectivamente.

A equipe de saúde da Unidade Venceslau Cardoso (Posto Azul) prestou os atendimentos diferenciados no dia 19 de outubro.

Fora as ações promovidas na própria Unidade de Saúde Pedro Toporoski, no bairro Vila Nova, a equipe também esteve participando da reunião do Grupo da Melhor Idade e do Clube de Mães, no dia 22 de outubro.

Na ocasião, o médico André Carvalho palestrou sobre temas relacionados ao câncer de mama, o autoexame e o exame papanicolau, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

As profissionais da unidade e do programa “Saúde Mais Perto de Você” auxiliaram o médico durante toda a atividade, verificando a pressão arterial e esclarecendo dúvidas das participantes. 

Já no dia 26 de outubro, foi a vez da equipe da Unidade de Saúde José Sawinski, no bairro João Paulo II, prestar os atendimentos diferenciados ao público feminino.

Na opinião da secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira, a campanha encerra com saldo positivo e grande adesão do público feminino às programações.

 

 

 

Rolar para cima