Mutirão libera mais de 650 procedimentos de saúde; Shimoguiri anuncia programa Fila Zero

A saúde pública do Município de Três Barras está finalizando o ano com a fila de espera zerada em consultas especializadas, exames de baixa e média complexidade, cirurgias eletivas e próteses dentárias.

Mais de 650 procedimentos de saúde foram autorizados durante Mutirão no último sábado (07). Pela manhã, evento no anfiteatro Vereador Milton Miguel reuniu os pacientes residentes no distrito de São Cristóvão.

À tarde foi a vez dos pacientes do centro, bairros e interior do Município saírem com as guias autorizadas, durante reunião no auditório da secretaria de Saúde.

Para poder atender à demanda, o Governo de Três Barras contratou serviços em laboratórios, clínicas e hospitais de referência em cidades como Canoinhas, Porto União, Caçador, Itaiópolis, Curitiba, Joinville, Mafra e Caçador.

O agendamento de viagens para tratamento fora do Município foi feito durante o próprio Mutirão.

Contemplada com um exame de ultrassonografia de abdômen total, a dona de casa Legysia Rosane Vogt destacou a qualidade dos atendimentos de saúde em Três Barras. “Faz quase um mês que solicitei e hoje já estou aqui para autorizar. Participei de outros mutirões também e os exames saem rápidos e os resultados também. A nossa saúde está cada vez melhor”, garantiu.

Quem também enalteceu a celeridade na liberação do seu exame de endoscopia foi o aposentado Cláudio Honório da Silva, morador do bairro Vila Nova. “Pedi o exame no posto Rosa faz uns 20 dias e já fui atendido. Para mim a saúde aqui é 100%”, frisou.

Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira lembra que a demanda atendida nesta etapa diz respeito às solicitações represadas entre os meses de setembro a dezembro deste ano. Durante mobilização realizada em agosto, o Governo de Três Barras já havia autorizado mais de 1500 procedimentos em diversas especialidades médicas.

Programa Fila Zero

A fim de acabar de vez com as filas de espera, prefeito Luiz Shimoguiri anunciou a implantação do Programa Fila Zero durante as reuniões do Mutirão da Saúde.

A ideia, segundo o prefeito, é que o médico regulador do Município passe a autorizar os procedimentos de saúde em até 15 dias a partir dos pedidos feitos pelos pacientes. “Vamos liberar dentro desse prazo, porém, a realização dos procedimentos vai depender da agenda de cada prestador de serviço contratado pela Prefeitura”, informou.

Ao lembrar que houve até 40% de faltas em procedimentos autorizados no outro Mutirão, Shimoguiri fez um apelo aos pacientes. “Ao não comparecer, o faltoso está fazendo com que o Município gaste um dinheiro desnecessário e está tirando a vez de alguém que também precisa ser atendido. Quem não puder ir, então, que avise a secretaria de Saúde para que possamos colocar outro paciente em seu lugar”, finalizou.

Com a implantação do Fila Zero, outros 300 procedimentos de saúde ainda devem ser liberados até o final deste mês de dezembro, de acordo com a secretaria de Saúde.

EXAMES

– Tomografia