Novembro azul: Unidades de saúde terão programação especial

Estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia aponta que um a cada seis homens desenvolverá o câncer de próstata. Se diagnosticada precocemente, a doença tem chances de cura com tratamento em 90% dos casos.

Como forma de despertar a importância da prevenção e também estimular a população masculina a fazer o acompanhamento de sua saúde é que a prefeitura de Três Barras, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, oferece atividades especiais a partir da próxima semana.

Ações específicas para os homens estão agendadas nas unidades de saúde da cidade e do interior, em alusão à campanha Novembro Azul. No cronograma estão previstas palestras, orientações, consultas médicas, testes rápidos, verificação de pressão arterial, vacinação, avaliação com nutricionista e solicitação de exames de PSA.

Na opinião da secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira, a mobilização vai além do incentivo à prevenção do câncer de próstata. “O público masculino terá acesso a diversos tipos de serviços de saúde, não apenas os relacionado à luta contra a doença”, explica.

Confira a programação:

Distrito de São Cristóvão

UBS Ailton Mendes (Posto Amarelo) – ESF 006

– Dia 21 de novembro, das 13h às 20h.

– Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

– Vacinação para hepatite B e tétano (trazer carteirinha de vacinação).

– Orientações e avaliação com nutricionista.

– Consulta médica com o Dr. Giuliano (clínico geral) a partir das 14h, com a solicitação de exames de PSA (sangue) e orientações.

– Oficina de orientações sobre DST e câncer de próstata.

– Realização de pedágio em frente à UBS e entrega de material informativo sobre o Dia Nacional de Combate a Dengue (em 19 de novembro).

Posto Azul (ESF 004)

– Dia 24 de novembro, das 13h às 21h, sendo que das 17h às 21h atendimento exclusivo para os homens que trabalham em horário comercial.

– Consultas médica e de enfermagem.

– Verificação de pressão arterial.

– Orientações sobre a prevenção do câncer de próstata.

– Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

– Avaliação com nutricionista.

UBS Dr. Mário Mussi

– Dia 24 de novembro, das 17h às 21h.

– Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

– Orientações sobre a prevenção do câncer de próstata.

Sede do município

As Unidades Central de Saúde, José Sawinski e Pedro Toporoski estão realizando atendimentos exclusivos ao público feminino, como testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

No dia 30 de novembro, às 19h, no auditório da secretaria municipal de Saúde, as equipes de ESF 001, 003 e 007 realizam palestra sobre a saúde do homem. O tema “A prevenção ajuda a viver mais e melhor” será abordado pelos médicos Wagner Trautwein e Alexandre Zatera.

Interior

– Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de consultas médicas e palestras.

– UBS da Campininha – dia 20 de novembro, das 08h às 20h.

– UBS do Km 06 – dia 22 de novembro, das 08h às 20h.

– UBS de São João dos Cavalheiros – dia 24 de novembro, das 08h às 20h.