Obras devem acabar com inundações em dois bairros da cidade

Obras que logo serão colocadas em prática pelo Governo de Três Barras devem acabar com as inundações em dois bairros da cidade.

O município está no aguardo da liberação do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para dar início à construção de nova galeria pluvial na SC – 120, nas proximidades do pórtico da cidade, no bairro João Paulo II.

De acordo com o setor de Planejamento da prefeitura, a tubulação existente no local já não consegue dar vazão as águas da chuva, ocasionando constantes alagamentos na Rua Augusta Stocloska e trazendo transtornos aos moradores e comerciantes do entorno.

Segundo o secretário municipal de Administração, engenheiro civil Zair Packer, tubos de maior diâmetro serão colocados e o traçado do canal, hoje irregular, será direcionado ao Rio Barra Grande.

Os trabalhos serão executados pela secretaria de Viação e Obras. “Apesar de ser um serviço simples e até rápido, o trânsito pela via terá que ser interrompido temporariamente. Até por isso precisamos da liberação do Deinfra”, explica Packer.

Em recente reunião com a gerência regional do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fatma, representantes da prefeitura e das coordenadorias municipal e regional da Defesa Civil solicitaram liberação ambiental para a limpeza do Rio Barra Grande, que corta o bairro Zilda Pacheco/ Argentina.

Conforme Packer, o rio possui diversos pontos assoreados e basta chover com mais intensidade para que transborde e inunde as partes mais baixas do bairro. “É um problema antigo e que pretendemos por fim”, comenta.

Assim que receber o aval do IMA, o Governo deve autorizar o início dos trabalhos que preveem a retirada de troncos e galhos de árvores, entulhos de construção, lixo doméstico e até sofá, camas e eletrodomésticos como geladeira, descartados por pessoas e hoje concentrados no fundo do rio.

Outro pedido de liberação ambiental diz respeito à abertura de um canal de vazão para o rio, que seria aberto em paralelo à Rua Antônio Simões da Matta. “Mas essa obra não é para agora, e sim para um segundo momento”, justifica o secretário.

Vistorias

Os cenários das áreas de risco para enxurradas, alagamentos e inundações em Três Barras foram vistoriados nesta semana.

Participaram das visitas técnicas a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa; o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski; e o engenheiro florestal da Amplanorte, Fábio Wilczek.

Para Adrielle, a avaliação desses locais é fundamental e serve de embasamento para a elaboração de medidas preventivas e compensatórias para a resolução de problemas recorrentes em alguns pontos da cidade, como os da Rua Augusta Stocloska e no bairro Zilda Pacheco/ Argentina.