Operacionalização do SisDC é tema de capacitação com agentes da Defesa Civil

Ferramenta de gestão de riscos e monitoramento que leva os alertas georeferenciados a todo cidadão catarinense em qualquer lugar do Estado, o Sistema Integrado de Defesa Civil (SisDC) e sua operacionalização foram tema de videoconferência na semana passada.

Realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIgerd), com sede em Canoinhas, a capacitação reuniu agentes da defesa civil de toda a região.

Uma das participantes, a coordenadora municipal da Defesa Civil de Três Barras, Adrielli da Costa, disse que o SisDC reúne informações importantes para minimizar os efeitos de eventos adversos e sobre os meios de como enfrentá-los de forma rápida e eficaz.

Segundo ela, os radares meteorológicos instalados em Lontras (com maior cobertura estadual) e em Chapecó, além dos Cigerd por todo o Estado, dão suporte para que o sistema identifique os cenários de riscos para o planejamento da gestão de desastres. “Por isso a importância das informações locais estarem sempre atualizadas”, comenta.

Um dos serviços gratuitos prestados à população, através do SisDC, é o de alertas de riscos de desastres por envio de SMS. Para quem mora em Três Barras e pretende se cadastrar, basta responder para 40199 o CEP da cidade que é 89.490-000.