Palestras finalizam atividades do Pnaic em Três Barras

Palestras finalizam atividades do Pnaic em Três Barras

Professora Elaine Mercleide de Andrade (em pé) abriu o ciclo de palestras falando sobre o tema “Psicomotricidade”.

Três palestras marcaram o encerramento da segunda etapa do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em Três Barras, na manhã de segunda-feira (11).

Professores do pré-escolar I e II e do 1° ao 3° anos do ensino fundamental, todos participantes da formação continuada de alfabetizadores com carga horária de 180 horas, acompanharam a atividade promovida pelo Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Com formação e pós-graduação na área de Educação Física, a professora Elaine Mercleide de Andrade abriu o ciclo de palestras falando sobre o tema “Psicomotricidade”, ação pedagógica e psicológica que utiliza parâmetros da educação física para melhorar o desenvolvimento da criança.

Na sequência, as professoras Gisele Daiane Corrêa e Bruna Moreira Lisboa discorreram sobre o tema “Pais de crianças especiais”, assunto que pautou o trabalho de conclusão de curso (TCC) delas no curso superior em Pedagogia.

O evento foi finalizado com a palestra do neuropsicopedagogo clínico Tiago Silva, integrante da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPP) e professor efetivo na rede municipal de ensino.

Ao abrir os trabalhos, a secretária adjunta de Educação, Mona Dequech Denk, ressaltou a importância dos alunos aprenderem a ler, escrever e interpretar textos na idade certa, destacando ainda o papel dos professores na formação das crianças para o futuro.

Implantado em 2012 e assumido pelos Governos Federal, dos Estados e dos Municípios, o Pnaic estabelece a obrigatoriedade da alfabetização de todas as crianças até o final do 3° ano do ensino fundamental.  O município de Três Barras aderiu ao pacto em 2013.

Sob a coordenação de Sueli Madeira, os encontros do Pnaic tiveram o respaldo e orientação pedagógica das formadoras Marilda Lorena Padilha e Maria Cristina de Araújo.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 12/06/2018