Parceria entre secretarias municipais garante ações de combate à pandemia da covid-19 em Três Barras

Partindo da premissa de que “juntos somos mais fortes”, o combate à pandemia da covid-19, em Três Barras, tem contado com a importante parceria entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Administração e Planejamento, e também com o apoio dos demais setores públicos municipais.

Entre as ações desenvolvidas está a confecção de jalecos de TNT, disponibilizados exclusivamente às equipes de saúde, e também de máscaras de tecido por funcionárias dos grupos da Melhor Idade e Clube de Mães. A produção é de 500 unidades semanais. Os EPIs são distribuídos gratuitamente à população.

Além das máscaras de pano, outras 500 unidades descartáveis também são entregues toda semana à comunidade. Este material é fornecido pela secretaria de Saúde.

Este trabalho, assim como o de orientação sobre as formas de prevenção e das regras sanitárias e de distanciamento social, vem sendo realizados pelos promotores de saúde desde o mês de abril.

Recentemente, o quadro de promotores de saúde ganhou o reforço de mais de 60 monitores da Educação que, no momento, estão impossibilitados de exercerem suas atividades regulares nas unidades escolares municipais.

Há alguns dias, os promotores de saúde também começaram a medir a temperatura dos frequentadores de estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente, aqueles com intenso fluxo de pessoas durante todo o dia. Este tipo de ação já vinha acontecendo há alguns meses nas barreiras sanitárias montadas nos principais acessos do município.

Já a fiscalização sobre o cumprimento das regras de conduta e sanitária, contidas no novo decreto municipal, vem sendo feita por servidores da secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e de Administração e Planejamento.

A coordenação das equipes é feita pela gestora de Cultura do município, Viviane Bueno, com a supervisão da secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira.