Plano Plurianual é debatido durante audiência pública em Três Barras

Para apresentar diretrizes, metas e ações que vão nortear a administração municipal pelos próximos quatro anos, a prefeitura de Três Barras começou a debater na noite de terça-feira, 18, o Plano Plurianual (PPA) durante audiência pública.

Público basicamente formado por secretários municipais, vereadores e servidores da prefeitura compareceu ao evento realizado no auditório da secretaria de Educação. Uma nova audiência está agendada para as 19h do dia 25 de julho, no anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão.

Prefeito Luiz Shimoguiri lamentou a baixa adesão das pessoas, principalmente, de representantes de entidades da sociedade civil. “É uma pena que não estejam aqui para opinar, sugerir e nos ajudar discutir a elaboração do documento que vai direcionar o planejamento da cidade”, reclamou.

Convites para a audiência pública foram encaminhados aos representantes do poder público municipal, associações de moradores, do empresariado, organizações sociais, de conselhos municipais e de outras entidades.

Tendo como base o plano de governo da atual administração municipal, metas e programas de ações para o quadriênio 2018-2021 foram apresentadas pelo assessor de planejamento estratégico da prefeitura, Aécio Budant. O servidor também repassou dados de arrecadações e gastos previstos para os próximos quatro anos.

A estimativa de arrecadação em 2018 é de R$ 66,5 milhões. Até 2021 a previsão é de que os valores sejam, respectivamente, de R$ 63,5 milhões, R$ 64,7 milhões e R$ 65,5 milhões. As áreas de saúde e educação são as que mais devem arrecadar e consumir recursos, tendo em vista que o montante de valores a ser recebido é de transferências da União e Estado.

Os orçamentos anuais da prefeitura serão elaborados a partir do PPA. O documento deverá ser protocolado na Câmara Municipal até o dia 31 de julho, para a apreciação dos vereadores.

A audiência pública contou com as presenças dos secretários municipais Antônio Tsunoda (Educação, Cultura e Esporte), Raquel Cunher Vieira (Saúde), João Pedro Simão (Limpeza e Urbanismo), Cleide Alberti Gonçalves (Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) e João Francisco Canani Júnior (Agricultura e Meio Ambiente); além dos vereadores Bano Mendes, Edenilson Engel, o Gabigás, e Siomara Mulhmann Corrêa e do comandante do grupamento da Polícia Militar no município, sargento Reginaldo Scheuer.