Notícias do Município de Três Barras

Prefeito recebe comenda por instalação de sistema de conversão de energia solar no Caic

Prefeito recebe comenda por instalação de sistema de conversão de energia solar no Caic

Luiz Shimoguiri recebeu o Selo Solar do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos

A Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), de Três Barras, é a única unidade de ensino do Estado de Santa Catarina, até o momento, a produzir sua própria energia elétrica a partir da radiação solar.

O pioneirismo da escola e a iniciativa do Governo do Município em investir na instalação do sistema fotovoltaico foram reconhecidos publicamente durante solenidade na Câmara Municipal de Canoinhas, na tarde desta quarta-feira (31).

Por contribuir com a diminuição do valor da conta de luz nas cidades catarinenses, utilizando-se da conversão solar, prefeito Luiz Shimoguiri recebeu, em nome da Prefeitura, o certificado Selo Solar. “Trata-se de um investimento em uma fonte inesgotável de geração de energia, que funciona mesmo em dias nublados e chuvosos, que é limpa, sustentável e responsável por reduzir o consumo de luz elétrica”, frisa.

A comenda foi entregue por Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal, que juntamente com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e com o apoio da Quantum Engenharia e da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), promoveram mais uma edição do projeto Municípios Solares.

Além do prefeito, também receberam o certificado o diretor da Sociedade Cooperativa União Agrícola (Agrosem), Cláudio Fujita, e o diretor da Moreschi Comércio de Pneus, Diogo Moreschi.

 

O sistema fotovoltaico

Em funcionamento desde março deste ano, os painéis com células fotovoltaicas fixados na cobertura da escola fazem o processo de conversão da energia solar. A potência instalada foi de 26 KW. Conectado à rede de energia elétrica, o sistema supre o consumo numa área de 225,76 metros quadrados.

O Governo de Três Barras aplicou R$ 181,7 mil na implantação do sistema. Além de gerar sua própria energia, a conta de luz diminuiu consideravelmente nos últimos meses, com variantes entre 50% a 70% a menos no comparativo dos registros de consumo referentes ao mesmo período do ano anterior.

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 31/10/2018

Veja algumas fotos desta notícia


Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal