Prefeito recebe comenda por instalação de sistema de conversão de energia solar no Caic

Luiz Shimoguiri recebeu o Selo Solar do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos

A Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), de Três Barras, é a única unidade de ensino do Estado de Santa Catarina, até o momento, a produzir sua própria energia elétrica a partir da radiação solar.

O pioneirismo da escola e a iniciativa do Governo do Município em investir na instalação do sistema fotovoltaico foram reconhecidos publicamente durante solenidade na Câmara Municipal de Canoinhas, na tarde desta quarta-feira (31).

Por contribuir com a diminuição do valor da conta de luz nas cidades catarinenses, utilizando-se da conversão solar, prefeito Luiz Shimoguiri recebeu, em nome da Prefeitura, o certificado Selo Solar. “Trata-se de um investimento em uma fonte inesgotável de geração de energia, que funciona mesmo em dias nublados e chuvosos, que é limpa, sustentável e responsável por reduzir o consumo de luz elétrica”, frisa.

A comenda foi entregue por Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal, que juntamente com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e com o apoio da Quantum Engenharia e da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), promoveram mais uma edição do projeto Municípios Solares.

Além do prefeito, também receberam o certificado o diretor da Sociedade Cooperativa União Agrícola (Agrosem), Cláudio Fujita, e o diretor da Moreschi Comércio de Pneus, Diogo Moreschi.

O sistema fotovoltaico

Em funcionamento desde março deste ano, os painéis com células fotovoltaicas fixados na cobertura da escola fazem o processo de conversão da energia solar. A potência instalada foi de 26 KW. Conectado à rede de energia elétrica, o sistema supre o consumo numa área de 225,76 metros quadrados.

O Governo de Três Barras aplicou R$ 181,7 mil na implantação do sistema. Além de gerar sua própria energia, a conta de luz diminuiu consideravelmente nos últimos meses, com variantes entre 50% a 70% a menos no comparativo dos registros de consumo referentes ao mesmo período do ano anterior.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 31/10/2018