Prefeitura e Fiesc/Senai firmam convênio para cursos de orientação profissional de alunos

Estudantes dos 7º a 9º anos do ensino fundamental, em Três Barras, terão a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho da região com a realização de cursos de orientação profissional oferecidos através uma parceria firmada entre o município e o Senai/SC, entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira (21) pelo prefeito Luiz Shimoguiri e pelo vice-presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.

A solenidade no Centro Empresarial de Canoinhas (Acic) foi acompanhada pelos secretários de Educação e de Viação e Obras, Antônio Tsunoda e Francisco Farias, respectivamente.

Deputado Antônio Aguiar e representantes do Senai/SC e da região Norte, além do prefeito, vice-prefeito e vereadores canoinhenses prestigiaram o ato. O município vizinho também aderiu ao programa.

Prefeito Luiz Shimoguiri destaca a importância da parceria por acreditar que a iniciação profissional deve começar na escola, essencialmente no contraturno das aulas regulares. “Precisamos preparar os nossos jovens para o futuro, dando-lhes uma base e conhecimento para que quando ingressarem no ensino médio, já tenham certa noção de qual ramo ou profissão querem seguir”, enfatiza.

O desenvolvimento do programa se estenderá até meados do próximo ano e deverá, inicialmente, contemplar 120 alunos.

Com foco nas áreas de informática, elétrica, mecânica, segurança, qualidade no atendimento, boas práticas na fabricação na indústria de alimentos e noções na fabricação de papel, os cursos abordarão conceitos chaves do mercado de trabalho atual.

Modular, o programa oportuniza ao estudante a opção de escolher qual curso pretende participar. Cada turma deve ter no máximo 30 alunos, com as aulas sendo realizadas nas escolas da rede municipal. O Senai/SC de Canoinhas disponibiliza professores, laboratórios e salas para aulas específicas.