Prefeitura e Sebrae lançam oficialmente o programa Cidade Empreendedora

Contendo 34 soluções voltadas a micro e pequenos empresários, a futuros e potenciais empreendedores e para a melhoria dos serviços oferecidos pela administração municipal e suas secretarias aos atores do desenvolvimento local, o programa Cidade Empreendedora foi oficialmente lançado em Três Barras.

A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito Luiz Shimoguiri e pelo coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC),  Jaime Arcino Dias Júnior. Secretários municipais, servidores, vereadores e representantes da sociedade civil acompanharam o ato realizado na noite de terça-feira (05), no auditório da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Um dos 23 consultores envolvidos no desenvolvimento do programa, Cristiano Pedrolli de Ramos explanou sobre as etapas do projeto que se estenderá até dezembro do próximo ano. Segundo ele, serão mais de três mil horas de consultorias especializadas prestadas ao município, além de 400 intervenções como treinamentos, oficinas e palestras.

Diagnósticos sobre as oportunidades do município e planejamentos inerentes à gestão municipal e ao desenvolvimento econômico da cidade estão entre as ações que serão promovidas, a fim de fomentar e nortear os rumos do empreendedorismo.

Quem pretender melhorar a gestão e a competitividade de seus negócios poderá buscar consultoria e acompanhamento técnico junto a Sala do Empreendedor.

O espaço também auxiliará os empresários locais na desburocratização, visando incentivar e facilitar a comercialização de seus produtos junto à prefeitura, bem como, simplificar o surgimento e a formalização de novos empreendimentos. A participação não será cobrada, sendo custeada pela prefeitura.

O programa ainda contemplará crianças e adolescentes, com duas frentes a serem desenvolvidas em parceria com a secretaria de Educação. O projeto Jovens Empreendedores será aplicado junto aos estudantes do ensino fundamental, do 1° ao 9° anos, enquanto o Crescendo e Aprendendo reunirá alunos com idades entre 14 e 19 anos.

Em ambos os casos o Sebrae capacitará os professores e disponibilizará o material didático que trará conceitos de empreendedorismo, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abrahão Mussi, o município faz parte de um seleto grupo de adesões ao programa no Estado. “Foi pensando em incentivar o empreendedorismo e avançar nas mais diversas áreas que Três Barras é hoje uma das 34 cidades a firmar essa parceria com o Sebrae”, frisou.

Coordenador regional do Sebrae/SC, Jaime Arcino Dias Júnior, destacou a excelência dos projetos englobados pelo Cidade Empreendedora. “Em alguns casos, são ações desenvolvidas há mais de 30 anos em todo o Brasil e com resultados muito positivos”, comentou.

Apesar de o convênio só ter sido assinado agora, o trabalho do Sebrae no município já começou há algum tempo. “Em breve estaremos finalizando e entregando à prefeitura um diagnóstico sobre o município em números e um levantamento sobre as oportunidades de investimentos”, acrescentou o coordenador.

Por ser uma entidade reconhecida internacionalmente e contar com profissionais especializados, prefeito Luiz Shimoguiri acredita no sucesso da parceria como forma de capacitar prestadores de serviços, incentivar o empreendedorismo, diversificar as oportunidades no mercado de trabalho e incrementar as ações governamentais. “Estamos planejando o futuro da cidade, pensando no desenvolvimento sustentável”, observou.

O Sebrae custeará cerca de 70% do programa, enquanto a prefeitura investirá os outros 30%. O convênio foi autorizado pela Câmara Municipal de Três Barras.