Prefeitura faz a entrega de viaturas ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Três Barras

Os Grupos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Três Barras passam a contar com importantes reforços com a incorporação de duas novas viaturas às suas frotas.

A entrega oficial das chaves aconteceu durante solenidade na tarde de quarta-feira (17), com as presenças de autoridades civis e militares, policiais militares, bombeiros e comunidade.

O primeiro atendimento de urgência e emergência ganha, a partir de agora, agilidade com a chegada do furgão 415 marca Mercedes Bens Sprinter zero KM, que foi transformado em ambulância.

Na aquisição do veículo o Governo do Município aplicou R$ 100 mil, enquanto outros R$ 122,5 mil oriundos do convênio Funrebom foram investidos na adaptação da viatura para a prestação de atendimentos operacionais pré-hospitalares.

Adquirida pela Prefeitura ao valor de R$ 111 mil – via convênio de trânsito – e repassada à Polícia Militar por meio de cessão de uso, a camionete Chevrolet S-10 passa a atuar nos serviços operacionais de ostensividade, prevenção e combate ao crime.

Na ocasião, a Polícia Militar também recebeu um drone marca Parrot, modelo Bebop Pró Termal, que será usado na captação de imagens e vídeos noturnos durante ações preventivas e de fiscalização. A administração municipal aplicou R$ 12,8 mil na compra do equipamento.

Por prestarem relevantes e reconhecidos serviços à sociedade local, prefeito Luiz Shimoguiri disse que o Poder Público Municipal sempre será um apoiador das duas instituições, seja para a renovação da frota, aparelhamento ou aumento do efetivo.

O constante auxílio financeiro à segurança pública é um das marcas da atual gestão municipal. No final de 2017 o Governo de Três Barras já havia investido R$ 132 mil na aquisição de uma camionete Toyota Hylux à Polícia Militar que, há quatro meses, também foi contemplada com um primeiro drone.

Para o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel João Dabrowski de Araújo, o aporte financeiro do município tem sido fundamental para a eficiência dos serviços. “Esses veículos, que recebemos, são essenciais para que possamos dar respostas rápidas aos nossos atendimentos”, garantiu.

Comandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar, major Átila Medeiros Sarte, enfatizou a parceria que o Grupo local mantém com a Prefeitura com o apoio da Câmara de Vereadores, inclusive, na manutenção dos serviços prestados pelos bombeiros comunitários.

Ao celebrar a vinda da nova viatura, o comandante do Grupo local, subtenente Willian Carlos, lembrou que desde 2017 o Corpo de Bombeiros tentava a substituição da antiga ambulância em decorrência dos frequentes problemas mecânicos. “Isso trazia falta de segurança nos deslocamentos e fazia com que os atendimentos ficassem comprometidos”, observou.

Promoção

Paralelamente ao cerimonial de entrega oficial de chaves, o Corpo de Bombeiros também realizou ato de graduação de bombeiros comunitários aos níveis Júnior 1, 2 e 3, além da cessão de divisas. O bombeiro voluntário mais atuante e a bombeira comunitária mais antiga foram homenageados com troféu e lembranças.

Júnior Nível 1

– Yeda Pacheco dos Santos

Júnior Nível 2

– Tânia Welke

– Lucas Rothstein

– Diogo dos Passos

– Edimar dos Santos

– Berenice Froggel

– Cristian de Oliveira

– Jeferson Domingues

Júnior Nível 3

– Bruna Figueiredo

– Ivo Kotarski

– Paulo Pavarim

– José Saulo dos Santos

– Clailton Pienchotecoski

– Willian Pereira

Homenagens:

– Bombeiro comunitário José Saulo dos Santos (Destaque por prestado 1.912 horas de serviço no período de um ano).

– Bombeira comunitária Yeda Maria (Destaque por estar no serviço comunitário desde 2007).