Prefeitura retoma obras no desvio da Colônia Tigre

Foram retomadas esta semana as obras de recuperação no desvio da Colônia Tigre, estrada que liga localidades do interior do município a SCT-120, rodovia estadual que dá acesso ao parque industrial da cidade de Três Barras.

Aberto há alguns anos para tirar o fluxo de veículos pesados dos bairros Diva Costa e Vila Nova e também de parte da Avenida Rigesa, o trecho de cerca de cinco quilômetros nunca foi concluído na sua totalidade. Metade de sua extensão já conta com cascalho, outra ainda não, estando em precárias condições de tráfego.

Prefeito Luiz Shimoguiri foi in loco verificar o andamento dos trabalhos na tarde de quinta-feira, 23. Ele acredita que, depois de finalizada a revitalização da estrada, o trânsito de caminhões carregados de madeira diminuirá quase que em 100% pelas vias públicas dos bairros e centro da cidade. “Hoje esse fluxo danifica ruas pavimentadas e incomoda a população, principalmente, moradores de ruas não pavimentadas que sofrem com o pó e a lama gerados pelo intenso movimento”, explicou.

Vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga, e o empresário João Denk, acompanharam o prefeito durante a visita.

Uma retroescavadeira, uma patrola, uma carregadeira, três caminhões caçamba e homens trabalham nas obras. O secretário de Viação e Obras, Francisco Farias, o Chicão, disse que os serviços devem prosseguir pelas próximas duas semanas. “É um previsão, desde que as condições climáticas permitam”, observou.

O cronograma de trabalho prevê o patrolamento e alargamento de alguns trechos, além da abertura de sarjetas nas laterais da pista. Nos pontos mais críticos e úmidos, além da retirada do barro, também serão depositados pedra lascão.

De acordo com Chicão, só num trecho de dois quilômetros devem ser utilizados três mil metros cúbicos de cascalho, o que corresponde a aproximadamente 300 cargas de caminhão caçamba.

Grande parte do fluxo de caminhões que transita por essa região do município sai com carregamentos de madeira de comunidades como Gavião, Engenho Queimado, Colônia Tigre e interior de Mafra.