Proerd forma 340 estudantes das redes pública e particular de ensino de Três Barras

Usado para incentivar os alunos nos encontros em sala de aula, o grito de guerra “Luz, câmera… ação” também ecoou durante a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Três Barras.

Desenvolvido pela 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o programa formou 340 estudantes matriculados no 5° ano do ensino fundamental das escolas das redes pública e particular de ensino.

O evento aconteceu na noite de terça-feira, 08, no ginásio de esportes da ADC Rigesa, reunindo autoridades civis e militares, além de familiares dos formados e pessoas da comunidade.

Certificados foram entregues aos diretores das escolas que, posteriormente, farão a distribuição aos alunos das nove escolas participantes. 32 estudantes autores de redações destaques foram premiados com o mascote do Proerd, o Leão Darem.

O comando do 3° BPM homenageou professores que auxiliaram os policiais militares durante as dez lições repassadas em sala de aula. Os instrutores do programa também receberam homenagens por parte dos alunos. Houve ainda o sorteio de três bicicletas.

Ao destacar a importância da Polícia Militar para a sociedade e a continuidade da parceria com o poder público municipal, prefeito Luiz Shimoguiri disse para que os alunos levassem para a vida todos os ensinamentos repassados em sala de aula. “Infelizmente vivemos em um mundo conturbado e, ações como essa, nos dão esperança de vencermos essa luta contra o consumo de drogas e à violência”, frisou

Já o comandante do 3° BPM, tenente coronel Marcos Dabrowski de Araújo, agradeceu as escolas e os alunos por terem participado dessa nova etapa do programa. “Nos ajudem a ser multiplicadores para que possamos ter uma sociedade mais justa, igualitária e feliz”, solicitou.

Proerd

O programa é aplicado em mais de 60 países e, no Brasil, é desenvolvido em todos os estados da federação. Santa Catarina é considerada referência. Desde sua implantação, no ano de 2000, a 2ª Companhia do 3° BPM já formou mais de 22,3 mil estudantes.

As lições são repassadas de forma simples, descontraída e lúdica, utilizando-se de técnicas voltadas para que os alunos resistam às pressões, reflitam e digam não às drogas e à violência. Os cabos Marlon, Altino e Geovana atendem a demanda do programa nos municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.

A edição deste ano contou com a participação das escolas municipais Guita Federmann, Francisco Rocha, João Pacheco de Miranda Lima (Caic), Cyriaco Felício de Souza e João Pedro de Oliveira; além das estaduais Colombo Machado Salles, General Osório e Frei Menandro Kamps e da particular Raio de Sol.