Projeto Negócio Certo Rural começa a ser implementado no município

Em breve, os agricultores familiares de Três Barras passam a contar com um importante aliado no que tange o planejamento e a administração de suas propriedades rurais.

Com 46 horas de capacitação, distribuídas ao longo de três meses de trabalho, acompanhadas por um consultor da área, o projeto Negócio Certo Rural é mais uma das ações que estão sendo implementadas no município através da parceria entre o Governo de Três Barras e o Sebrae/SC, no âmbito do programa Cidade Empreendedora.

A apresentação do projeto foi feita à representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Três Barras, Simoni Damaso, e ao da Associação dos Micro e Pequenos Agricultores Familiares de Três Barras (AMPATB), João Mateus Barbosa, durante reunião na Sala do Empreendedor, na sexta-feira (13).

O agente de desenvolvimento Rafael Voigt explica que a iniciativa visa estimular a inovação no meio rural por meio de produtos e serviços já existentes e até mesmo a criação de novas oportunidades de negócios.

Para isso, a ideia é selecionar inicialmente 15 famílias de pequenos produtores rurais para o projeto que tem início previsto para o mês de setembro. “A indicação será feita pelo Sindicato e pela AMPATB, que são as entidades representativas dos agricultores familiares no município, e o convite encaminhado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente”, comenta o agente de desenvolvimento.

As famílias escolhidas participarão de reuniões a cada quinze dias. Nos encontros serão debatidos conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o empreendedor rural possa relacionar o conteúdo à sua rotina na propriedade.

Com o término da capacitação, haverá duas horas de consultoria em sala de aula e outras quatro horas de atendimento individual na própria propriedade rural, a fim de motivar os agricultores a descobrir empreendimentos viáveis e que estão ao seu alcance.

A reunião de apresentação do projeto foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi; pela gerente de Cultura da prefeitura, Viviane Bueno; pelo servidor Élson Roberto Harschel, da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e pela agente de desenvolvimento, Jurema Guimarães.