Notícias do Município de Três Barras

PUMA forma 217 estudantes de escolas municipais em Três Barras

Educação
PUMA forma 217 estudantes de escolas municipais em Três Barras

Entrega simbólica de certificados foi feita a representante de alunos e a professores de escolas participantes do projeto.

Iniciado em setembro, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) concluiu sua atuação com a formatura de 11 turmas dos 4° anos de escolas municipais de Três Barras.

A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (05), no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza. Parceria entre a 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, possibilitou a participação 217 crianças no projeto.

Até chegarem à formatura, os alunos participaram de dez encontros que combinou a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora das escolas. Temas relacionados à atuação da própria PM Ambiental, fauna, flora, água, preservação e proteção ambiental marcaram as atividades.

As aulas ocorreram uma vez por semana e foram ministradas pelo major Christopher Froehner e pela sargento Rosilene Munhoz, com o apoio da professora Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, coordenadora do projeto no município.

O esforço e dedicação dos estudantes foram reconhecidos pela PM Ambiental, durante a solenidade. Autores das melhores redações receberam medalhas. Já a aluna Angelina Bento dos Santos foi premiada com uma bicicleta, por ter sido autora da redação destaque.

Por não estar presente no evento, a entrega foi feita de maneira simbólica a professoras e a diretora da Extensão II da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima. Em nome dos demais formandos, o aluno Guilherme Willian Ningeleski firmou compromisso em adotar as práticas aprendidas durante o programa.

O cerimonial ainda teve a entrega simbólica de certificados a representantes de alunos e professores de cada uma das escolas participantes.

Prefeito Luiz Shimoguiri, em nome da Prefeitura de Três Barras; Antônio Tsunoda, pela secretaria de Educação; e Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, pela coordenação local, receberam títulos de “Amigo do PUMA” por suas contribuições na implementação e desenvolvimento do programa no município.

O apoio incondicional que o PUMA teve nas escolas também rendeu homenagens a professores e, às diretoras, que receberam decorações confeccionadas a partir de gaiolas apreendidas em operações contra crimes ambientais.

Em seu discurso, prefeito Luiz Shimoguiri destacou a importância do programa por ensinar valores, além de incentivar a nova geração a influenciar às demais nas questões relacionadas à preservação ambiental. “Já evoluímos alguma coisa, mas ainda há muito que fazer. Por isso, vocês (alunos) terão um papel fundamental nesse processo”, observou.

A promotora de justiça da comarca de Canoinhas, Ana Paula Destri Pavan, lembrou que uma das funções institucionais do Ministério Público é, exatamente, a de proteger o meio ambiente. Na ocasião, ela também conclamou os formandos a difundir a defesa ambiental e a buscar o apoio das entidades, sempre que for necessário.

Já o comandante da PM Ambiental, major Christopher Froehner, disse que “rendia continência aos professores”, tão importantes no desenvolvimento do projeto. Sobre a experiência vivenciada nas escolas do município, afirmou que apesar da temática trabalhada ser ambiental, a proteção das crianças é uma das prioridades. “Vou carregá-los comigo por toda minha vida”, confessou.

Autoridades como o subtenente Lauro Antônio Dias Vieira, que no ato representou o diretor do Campo de Instrução Marechal Hermes; o subtenente Willian Carlos, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; e o 2° sargento Reginaldo Luiz Scheuer, comandante do Grupo da Polícia Militar de Três Barras, também compuseram a mesa principal.

 

Alunos premiados com medalhas

 

- Bryan Michel Mircoviz (E.R.M Cyríaco Felício de Souza)

- Fabiana Maria Warzyniaki (E.B.M Francisco Rocha)

- Isaias Rodrigues Ribeiro (E.B.M Guita Federmann)

- Luis Felipe Maciel Martins (E.B.M Guita Federmann)

- Fabíola Hartinger Barbora (E.B.M Guita Federmann)

- Renan Champoski Fernandes (E.B.M Guita Federmann)

- Sandrine Helena Gonçalves Martins (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima)

- Lais Linkoski Padilha (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima)

- Lariane Muniz Cornelsen (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima)

- Renata Aparecida Martins (E.R.M João Pedro de Oliveira)

 

Diretoras homenageadas

 

- Arlete Metka Shermak (E.R.M Cyríaco Felício de Souza)

- Ana Cristina Seben de Souza (E.B.M Francisco Rocha)

- Cleide de Fátima Jonko Bueno (E.B.M Guita Federmann)

- Julcemar Pires Dobrochinski (Extensão II da E.B.M João Pacheco de Miranda Lima)

- Márcia Strapazzon Bastos (E.R.M João Pedro de Oliveira)

 

Professoras homenageadas

 

- Andreia Meyer Adur

- Angelita Domingues de Oliveira

- Lucimari Carlos de Maria

- Luiza Bacham

- Márcia Regina Franco

- Viviane Ortiz Ramão

- Maristela dos Reis Barbosa

- Patrícia Raquel Muchinski

- Ivete Terezinha Pacheco Carvalho Zucco

- Silvana Cornelsen Jarschel

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 06/12/2018

Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal