Rede: beneficiários de programas sociais e comunidade participam de palestras sobre “Depressão Infantojuvenil”

Voltadas aos beneficiários de programas sociais em Três Barras, como o Sacolão e Bolsa Família, além de pessoas interessadas, as reuniões mensais da Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente tiveram sequência na segunda-feira (15).

“Depressão Infantojuvenil” foi o tema central das palestras ministradas pelo professor Tiago Silva, formado em História, Filosofia, Sociologia e Neuropsicopedagogia Clínica.

Com o intuito de alertar a população, o assunto buscou quebrar um tabu. “A saúde emocional das crianças não é algo que aparece com um passe de mágica, ela deve ser cultivada. Por isso não podemos esquecer que é mais fácil criar crianças fortes do que consertar adultos quebrados”, enfatizou o palestrante.

A depressão é a segunda maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 anos. E o suicídio é o desfecho da grande maioria dos casos envolvendo pessoas depressivas. Segundo o professor, com a depressão, surge também o “Cutting”, expressão inglesa que “traduz uma realidade muito triste e de certa forma gravíssima. Ou seja, a automutilação entre os jovens, de braços e pernas, quase sempre as partes do corpo que são alvos de cortes e arranhões”.

Pela manhã o evento reuniu, no anfiteatro Vereador Milton Miguel, o público residente no distrito de São Cristóvão.  À tarde a reunião foi no auditório das secretarias de Saúde e Educação, mas para os beneficiários que residem na região central, bairros e interior.

De acordo com a enfermeira Lilian Daniele Adur Wogeinaki, as reuniões mensais da Rede tem o objetivo de tratar assuntos relacionados à saúde, prevenção às drogas, fortalecimento de vínculos, além do empoderamento e convivência familiar.

A Rede é formada por profissionais e técnicos ligados às secretarias municipais Assistência Social, Educação e Saúde, e também a instituições como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A cada reunião um profissional das mais diversas áreas é convidado a palestrar aos participantes.