Representantes do município participam de debate sobre o transporte de produtos perigosos

Se armazenados ou transportados em grande quantidade, os acidentes com produtos perigosos podem se transformar em desastre não só para o meio ambiente, mas também ser prejudicial à saúde das pessoas envolvidas no resgate da carga.

O sinal de alerta para esse tipo de ocorrência foi ligado quando do tombamento de um caminhão que transportava produto químico pela BR-116 em Monte Castelo, no mês de outubro. Sem ter conhecimento técnico e treinamento para fazer a remoção do material, a equipe que atuou no atendimento emergencial veio a sofrer danos.

Diante dessa situação, a Autopista Planalto Sul, concessionária da rodovia, está solicitando parcerias de instituições da região para a capacitação de seus profissionais.

Através de uma iniciativa do coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, o assunto foi debatido durante reunião na sexta-feira (15), no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), com sede em Canoinhas.

Participaram os coordenadores municipais da Defesa Civil e responsáveis das pastas de Meio Ambiente das prefeituras da região, além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da própria concessionária.

Presente no encontro, a coordenadora municipal da Defesa Civil de Três Barras, Adrielli da Costa avaliou positivamente o evento por, inclusive, já deixar agendada a capacitação para o mês de março.

Segundo ela, no dia 21 acontece o curso teórico e, no dia seguinte, o simulado na própria rodovia com os representantes das instituições envolvidas. “A ideia é que, a partir desse treinamento, haja sinergismo entre todas as equipes no momento do atendimento das ocorrências”, explica.

Servidores da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alir Adur e Elson Haschel também representaram Três Barras na reunião.

Com a participação via videoconferência do gerente de gestão de produtos perigosos da Defesa Civil Estadual, Almir Vieira, também foi debatida ações preventivas e de fiscalização de cargas em rodovias estaduais e federais, e meios urbanos, por parte dos órgãos competentes.

O que é produto perigoso?

É toda substância química, biológica ou radioativa em estado sólido, líquido ou gasoso, que fora do seu recipiente adequado oferece riscos à saúde de pessoas, segurança pública e ao meio ambiente.

Em caso de emergência:

Medidas de segurança comuns que precisam ser tomadas ao se deparar com um acidente com produtos perigosos.

– Afaste-se do local e oriente as outras pessoas a manterem distância;

– Mantenha o evento pelas costas, para evitar inalação de gases tóxicos;

– Telefone para a Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou para o órgão responsável pelo transporte.

Telefones úteis:

– Corpo de Bombeiros – 193