Saúde da Mulher pauta palestras com beneficiários de programas sociais e pessoas interessadas

A convite da Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente de Três Barras, o formando do Curso Técnico de Enfermagem, Ruan Caitano, ministrou palestras aos beneficiários de programas sociais do município e pessoas interessadas nesta quinta-feira (10).

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, que visa promover a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o também estagiário da Fundação Hospitalar da cidade abordou o tema central “Saúde da Mulher”.

Com auxílio de dados estatísticos e imagens ilustrativas, Ruan conceituou a realidade da saúde no país. Falou sobre a importância de fazer o exame Papanicolau (preventivo) pelo menos uma vez ao ano e o alto exame das mamas, principalmente na hora do banho. “Pois ao massagear os mamilos, a mulher consegue diagnosticar mesmo que de maneira precoce, se há a existência ou não de um possível caroço. A mulher precisa se conhecer, se tocar, saber como é o seu corpo”, alertou o palestrante.

Em outro momento também discorreu sobre os vários tipos de violência sofrida pelas mulheres, começando pela física, passando pela moral e finalizando com a psicológica.

Tendo como base o cronômetro da violência no Brasil, o palestrante informou que um estupro acontece a cada 11 minutos e uma mulher é brutalmente assassinada a cada duas horas no país. Segundo ele, 503 mulheres são vítimas de agressão a cada hora e cinco espancamentos são registrados a cada dois minutos.

Pela manhã, o evento reuniu os moradores do distrito do São Cristóvão no Anfiteatro Vereador Milton Miguel. À tarde, a palestra foi no auditório das secretarias de Saúde e Educação, mas para as pessoas da região central, bairros e interior do Município. Além das palestras, houve dinâmicas e outras formas de interatividade com o público. O evento teve o respaldo do Governo de Três Barras, por meio de suas secretarias municipais.

Procura foi baixa, diz assistente social:

Antes de cada uma das palestras, a assistente social e coordenadora da Rede, Amabile Holm, rebateu críticas postadas em redes sociais de que o Município não estaria ofertando mamografias e exames preventivos às mulheres.

Lembrou que entre os meses de julho e setembro de 2018, a cidade recebeu uma unidade móvel do Sesc Saúde da Mulher, quando foram disponibilizados dois mil procedimentos através de uma parceria fechada com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde.

Apesar da gratuidade e ampla divulgação na imprensa e nas unidades básicas de saúde, que também realizaram os agendamentos, a adesão das mulheres foi aquém das expectativas. “A procura foi baixa durante todo o período”, garantiu.

Das mil mamografias ofertadas, por exemplo, 548 foram agendadas e 453 realizadas durante o mutirão. Houve 93 faltas e dois exames não puderam ser concluídos. “Ou seja, sobraram mais 500 exames pelo pouco interesse das mulheres em fazer o procedimento”, frisou.

Os outros mil exames disponibilizados foram os de Papanicolau (preventivo), com 517 agendamentos feitos e 343 realizados. Mulheres faltantes totalizaram 150.

A assistente social ainda reforçou a informação de que a saúde publica municipal zerou a fila de espera de mamografias na faixa etária dos 50 a 69 anos.

Levantamento divulgado pela secretaria de Saúde, na quinta-feira (10), aponta que entre os anos de 2018 e 2019 o Município liberou 622 mamografias e 2497 exames preventivos de colo de útero.