Saúde de Três Barras realizou mais de 33.700 exames e 2.230 consultas médicas especializadas

O fácil acesso ao atendimento básico, às consultas especializadas e aos exames de média e alta complexidade tem colaborado para o diagnóstico precoce e a identificação de doenças, interferindo positivamente na qualidade de vida e de saúde dos tresbarrenses.

Só entre janeiro a maio deste ano, o Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, liberou mais de 33.700 gratuitos à população. Exames laboratoriais considerados de rotina, como de sangue, fezes, urina e outros, totalizaram 27.560 solicitações autorizadas neste período.

Aos tresbarrenses também foram ofertados os exames de alto custo, dentre os quais ressonância magnética (146 autorizações), tomografia (176 autorizações), ultrassom (635 autorizações) e endoscopia (167 autorizações). Já a fisioterapia somou 3.439 atendimentos.

Nos cinco primeiros meses do ano, a secretaria municipal de Saúde informa que foram realizadas 2.230 consultas especializadas em dez áreas médicas, via sistema público de saúde.

A população teve acesso, por exemplo, a 601 atendimentos de ginecologia, 436 de ortopedia, 287 de cirurgião geral, 217 de cardiologia, entre outras especialidades médicas.

Para a secretária Raquel Cunher Vieira, o novo modelo de gestão na área de saúde tem contribuído para diminuir a fila de espera dos pacientes por exames e demais procedimentos médicos. “Avançamos muitos, mas sempre há o que melhorar”, garante ao enfatizar o trabalho e comprometimento dos profissionais de saúde do município.

A secretaria chama atenção, no entanto, para os casos em que o município agenda as consultas e exames, mas os pacientes não comparecem. “Além de tirar a vez de quem também precisa, a pessoa está onerando os cofres públicos”, frisa, ao cobrar mais responsabilidade de quem solicita autorizações para realizar procedimentos de saúde.

Relação de consultas oferecidas:

ESPECIALIDADE MÉDICA

PACIENTES ATENDIDOS

Cirurgião Geral

Cirurgião Vascular

Ginecologia

Neurologia

Ortopedia

Otorrino

Urologia

Cardiologia

Psiquiatria