Secretária quer investigação por vazamentos de exame e áudio restritos à Saúde

Vazamento da imagem do exame do rapaz que testou positivo para Covid-19 motivou a secretaria de Saúde de Três Barras a registrar, na Delegacia de Polícia do município, boletim de ocorrência (BO) nesta quarta-feira (29).

O compartilhamento da foto através do aplicativo WhatsApp começou no final da tarde de terça-feira, 28.

“É lamentável que uma informação, restrita ao âmbito técnico da saúde do município, tenha sido usada de forma criminosa para expor a identidade do rapaz”, disse a secretária Raquel Cunher Vieira.

O resultado do exame foi recebido pela Saúde do município, sendo depois encaminhada cópia via WhatsApp para técnicos da secretaria de Saúde de Canoinhas com o objetivo de planejar ações conjuntas perante o caso positivo de Covid-19.  “Lembramos que esta informação só foi compartilhada porque o paciente estava alojado na cidade de Canoinhas dias antes da coleta de material que atestou a infecção pelo vírus”, justificou a secretária.

Na Delegacia, a secretária também comunicou o vazamento de áudio atribuído à coordenadora de vigilância em saúde do município, desde o domingo, 26.

Segundo ela, o áudio em que a enfermeira Kátia Reis tratava com profissional de Saúde de Canoinhas o fluxo de atendimento do paciente, até então com a suspeita da doença, foi compartilhado indevidamente por grupos de WhatsApp.

“Esperamos que a Polícia Civil investigue, descubra e que a justiça puna exemplarmente os responsáveis por esses atos criminosos”, finalizou a secretária.

Rolar para cima