Secretários e colaboradores da prefeitura debatem Plano Estratégico para Gestão Municipal

Obter o melhor desempenho é um desafio para qualquer gestão, seja na esfera pública municipal, estadual ou federal.

Em Três Barras, o Governo do Município vai contar, em breve, com uma importante ferramenta estratégica de auxilio para a identificação de problemas a serem resolvidos e as oportunidades a serem exploradas: o Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM).

Durante workshop na terça-feira (17) no Rancho Brasil, interior do município, secretários e colaboradores da prefeitura começaram a discutir a elaboração do documento. A iniciativa é parte das ações do programa Cidade Empreendedora, desenvolvida através de parceria entre o município e o Sebrae/SC.

Sob a coordenação do consultor credenciado ao Sebrae, Emerson Maas, os participantes foram divididos em grupos para debater sobre seis eixos ligados à administração municipal: social, econômico, infraestrutura, ambiental, tecnologia e políticas públicas.

Foram elencados pontos fortes e fracos, além de ameaças e oportunidades em cada uma das áreas. O levantamento de informações integra agora um diagnóstico preliminar. Novo workshop está agendado para a segunda-feira (23), onde serão tratadas as resoluções de problemas identificados no primeiro encontro.

Antes de validar e apresentar a versão final dos projetos contidos no PEGEM, o Sebrae dará continuidade à execução dos trabalhos com a realização de seminários e consultorias especializadas a diversos setores da municipalidade.

Presente em grande parte das discussões, prefeito Luiz Shimoguiri destacou a importância do PEGEM como instrumento que vai levantar as áreas prioritárias do município. “E também irá nos auxiliar na tomada de decisões, tendo como base um plano de gestão profissional e com objetivos estratégicos”, ressalta.