Sesc Saúde Mulher encerra atividades com 796 exames e mais de dois mil atendimentos

Após dois meses instalada no distrito de São Cristóvão, a unidade móvel do Sesc Saúde Mulher encerrou suas atividades em Três Barras com resultados positivos, conforme avaliação da secretaria municipal de Saúde.

Em solenidade no anfiteatro Vereador Milton Miguel, na tarde de quinta-feira (13), a educadora em saúde Marina Borges Gonçalves e a enfermeira Mayara Giordani apresentaram os número de exames e atendimentos realizados.

Segundo os dados, foram agendados 517 exames papanicolau (preventivo) nas unidades básicas de saúde e realizados 343. Houve 150 faltas e outras 24 mulheres não efetivaram o procedimento.

Das 548 mamografias agendadas, 453 foram realizadas durante o mutirão. Faltas totalizaram 93 e dois exames não puderam ser concluídos.

O papanicolau foi ofertado prioritariamente às mulheres entre 25 a 64 anos e a mamografia para quem tinha entre 50 a 69 anos.

Também chamam atenção os atendimentos em saúde promovidos nos últimos 60 dias. Foram 73 ações, entre rodas de conversa, orientações, exposições mediadas e vídeos debate, ocorridas na própria sala de espera pelos exames, como também em escolas das redes municipal e estadual de ensino e nas unidades básicas de saúde.

Os atendimentos alcançaram uma população de 2.014 pessoas, seja por meio de palestras com alunos dos anos finais do ensino fundamental, com clubes de mães e melhor idade, gestantes, grupos terapêuticos do Caps, com diabéticos, entre outros.

Temas como Saúde da Mulher, aleitamento materno, pé diabético, sexualidade na adolescência, drogas lícitas e ilícitas pautaram os encontros.

Em sua fala, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira destacou a importância da atividade promovida pelo Governo de Três Barras, em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas).

Conforme a secretária, os números alcançados somam-se a resultados positivos de outras ações que o município promove frequentemente. “Podemos dizer que o público feminino está rastreado, que não há mais demanda reprimida quando se trata de preventivo e mamografia”, afirmou, ao citar o importante trabalho feito nas unidades de saúde do município. “Toda suspeita é investigada com exames”, complementa.