Shimoguiri confirma programa que dará até R$ 3,5 mil para reforma de habitações populares

O Governo de Três Barras deve lançar ainda no primeiro semestre deste ano o programa municipal que vai conceder auxílio financeiro para reformas e outras melhorias em residências de famílias de baixa renda.

Com o nome provisório de “Morar Melhor”, a proposta tem o objetivo de melhorar as condições de moradia de até 800 famílias que vivem em imóveis em situação precária. A ideia é oferecer recursos de até R$ 3,5 mil por unidade habitacional.

Projeto de Lei, que autoriza o uso de recursos próprios da Prefeitura na execução do programa, será encaminhado pelo Executivo à Câmara até o início do mês de maio.

De acordo com o prefeito Luiz Shimoguiri, a Prefeitura deverá aplicar aproximadamente R$ 3 milhões no programa até o final de 2020. Como não se trata de empréstimo, os beneficiários não vão ter de devolver os valores.

O dinheiro será usado na construção de banheiros com fossa e filtro, ligação de energia elétrica e água encanada, como também na reforma de telhados. “Ao investirmos na melhoria das habitações, estaremos realizando sonhos e melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes”, garante o prefeito.

Para aderir ao programa, a família terá que estar residindo há pelo menos cinco anos no município. Comitê gestor intersetorial nomeado pela municipalidade será o responsável por identificar as pessoas necessitadas, fazer os cadastros, ir in loco vistoriar as moradias e fiscalizar as obras.

Durante reunião com os vereadores, no início deste mês, prefeito Luiz Shimoguiri apresentou um esboço da proposta e pediu apoio na aprovação da matéria.