Teste descarta Covid-19 para paciente de Três Barras internado em Mafra; 18 pessoas estão sendo monitoradas

Deu negativo para o novo coronavírus o resultado do exame feito em um morador de Três Barras que, desde o dia 23 de março, está internado em um hospital da cidade de Mafra.

O homem, de 49 anos, foi transferido após fazer raio-X que constatou o quadro de derrame pleural (água no pulmão). “O quadro clínico do paciente apresenta evolução”, frisou a enfermeira Kátia Reis, responsável pela Vigilância em Saúde de Três Barras.

A coleta de material havia sido feita pela Epidemiologia de Mafra um dia após a transferência do paciente. O resultado foi divulgado na noite de sábado, 28, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/SC).

Agora o município contabiliza dois casos descartados para a Covid-19. “Apesar dos dois resultados negativos, reforçamos o pedido para que a população se mantenha em casa, em quarentena, e que permaneça atenta às orientações de higienização pessoal para evitar a contaminação com o vírus”, acrescentou Kátia.

A secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica ainda aguardam, no entanto, o resultado de coleta feita em uma criança de um ano e sete meses com histórico de doenças respiratórias. O menino passou por avaliação médica no Pronto Atendimento Municipal e fez exames laboratoriais na última sexta-feira, 27, antes de ser encaminhado para Joinville onde realizou uma tomografia.

O 11° Boletim Informativo divulgado pela Prefeitura de Três Barras, às 11h deste domingo, 29, informa que o Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal já prestou 115 atendimentos desde a sua abertura, no dia 21 de março.

Desse total, 11 foram contabilizados somente nas últimas 24 horas, sendo que quatro pacientes passaram a ser monitorados.

Até o momento, 18 pessoas que apresentaram sintomas gripais, mas não associados a Covid-19, estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde via ligações telefônicas. 41 pacientes já foram liberados do monitoramento. O município não tem nenhum registro da doença.