Três Barras está a 7,12% de alcançar a meta de vacinação contra a gripe

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe, o município de Três Barras está a 7,12% de alcançar a meta de imunização dos grupos prioritários.

Relatório que tem como base dados recolhidos até o dia 22 de maio, aponta que já foram aplicadas 3.172 doses da vacina, o que equivale a 82,88% de cobertura do público alvo. O Ministério da Saúde estipula 90% de alcance dos grupos prioritários. Em 2017, o município ultrapassou a meta em 4%.

De acordo com o balanço divulgado pela secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica Municipal, grupos considerados de risco, tais como os dos professores, puérperas e trabalhadores da saúde, já superaram a meta em 55,24%, 40,56% e 14,53%, respectivamente.

Apesar de o índice geral estar próximo de chegar à meta, a cobertura vacinal de crianças (maiores de seis meses a menores de cinco anos), idosos e gestantes ainda preocupa as equipes de saúde.

Até o momento foram imunizadas 935 crianças (68,35%), restando ainda 433 para receber a vacina. Para a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações, proteger os filhos contra a gripe é também uma forma de amá-los. “Pedimos aos pais, ou responsáveis, que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa e vacine os pequenos”, apelou.

Outro grupo com baixa adesão, até agora, é o das gestantes com 171 doses aplicadas, contabilizando assim uma cobertura de 77,38%. Falta ainda vacinar 50 mulheres. Já a cobertura dos idosos está em 82.06%, totalizando 1.345 pessoas e restando, ainda, 294 para tomar a vacina.

 

Intensificação

As equipes de saúde estarão intensificando a vacinação nestes últimos dias de campanha.

Nesta quinta-feira (24 de maio) e sexta-feira (25 de maio), as unidades de saúde 004 (Posto Azul) e Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão, estarão com atendimento ampliado até às 19h, a fim de receber as crianças de 0 a 5 anos para o Dia do Peso Saudável.

Na ocasião também estará sendo feita a atualização da caderneta vacinal dos pequenos, bem como será disponibilizada doses da vacina para quem ainda não se protegeu contra a gripe, em especial, para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e para os idosos residentes nas áreas de atuação do ESF 004 e 006.

Segundo a secretaria de Saúde, o atendimento será estendido para que os pais que trabalham durante o dia possam levar seus filhos até as unidades de saúde.

Carro de som nas ruas da cidade e do interior, com a chamada da campanha, também está sendo usada para conscientizar a população sobre s riscos da doença e a importância da imunização.

A campanha segue até o dia 1° de junho, com doses da vacina disponíveis nas nove unidades de saúde de Três Barras.

 

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

FALTAM SER VACINADOS

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

433

Idosos

294

Gestantes

50

Trabalhadores da saúde

Todos vacinados

Puérperas

Todas vacinadas

Professores

Todos vacinados

 

Rolar para cima