Vacinas HPV e Meningocócica C estão disponíveis em seis UBS de Três Barras

A secretaria de Saúde de Três Barras, por meio da Vigilância Epidemiológica, está disponibilizando a vacina HPV Quadrivalente em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Meninos de 12 e 13 anos podem ser imunizados na UBS Dr. Mário Mussi e no Posto Azul, ambos no distrito de São Cristóvão; na Unidade Central de Saúde, no centro; e nas UBS das localidades da Campininha, São João dos Cavalheiros e do KM 06.

Para este ano houve modificação na faixa etária das meninas. Agora as adolescentes de 9 a 14 anos devem tomar as duas doses da vacina. Pessoas portadoras de HIV/Aids, entre 9 e 26 anos, também devem ser imunizadas, mas com três doses da vacina.

De acordo com a enfermeira Solange de Souza, responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, a vacinação da população masculina visa prevenir os cânceres de pênis, as lesões ano-genitais pré-cancerosas e as verrugas genitais.

Outro objetivo, segundo ela, é a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, além da prevenção de outros tipos de cânceres como o de boca e orofaringe. “O vírus HPV é de fácil transmissão e, ao receberem a vacina, os homens irão colaborar para a diminuição de casos”, comenta, ao pedir que os pais incentivem os filhos a se vacinarem.

Fora a imunização contra o HPV, adolescentes de 12 e 13 anos, de ambos os sexos, também podem receber a vacina Meningocócica C em dose única ou com reforço, dependendo da situação vacinal.

Rolar para cima