“Valorização da Vida” é tema de palestra promovida pela Rede de Atendimento à Criança e Adolescente de Três Barras

Profissionais que compõem a Rede de Atendimento à Criança e Adolescente do município de Três Barras participaram na tarde de sexta-feira, 18, de palestra sobre o tema central “Valorização da Vida”, ministrada pela professora mestre e coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas, Jaqueline Conceição.

Os assuntos debatidos no encontro serão, na sequência, difundidos junto a crianças e adolescentes assistidos por programas sociais do município e, principalmente, aos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a assistente social Valdolina Schimidt da Silva, ações como esta visam ampliar o debate e garantir meios de proteção social, defesa de direitos, prevenção de riscos e fortalecimento dos vínculos sociais e familiares do público infanto-juvenil. “Estamos nos reunindo mensalmente para discutir e traçar metas que promovam essa segurança”, explica.

Em razão da proximidade da campanha intitulada “Setembro Amarelo”, um dos assuntos tratados na palestra foi a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A psicóloga Jaqueline Conceição disse que no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia. No mundo mais de um milhão de pessoas se suicidam ao ano.

Pelo fato de o suicídio ser considerado um problema de saúde pública no país, a palestrante defende a discussão do assunto com a sociedade. “A escola e o próprio cidadão podem fazer a diferença” frisa, ao lembrar que a pessoa com ideias suicidas busca, na maioria das vezes, ajuda e atenção de quem está à sua volta.

A Rede Municipal de Atendimento, com o respaldo da prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, lançou recentemente concurso de desenho e redação sobre o tema principal da palestra, visando o engajamento dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O evento de sexta-feira teve o apoio das secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, e Educação, Cultura e Esporte. Os acadêmicos André Holtz, Rodrigo Plewka e Larissa Alberti, do Curso de Psicologia da UnC, acompanharam a professora e palestrante.