Vigilância Epidemiológica e ESF promovem atualização vacinal de trabalhadores em Três Barras

Tendo como base a recomendação do Ministério da Saúde de que todo adulto, a partir dos 20 anos de idade, deve ser imunizado contra a Hepatite B, Febre Amarela e receber doses da vacina Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano), a prefeitura de Três Barras, através da Vigilância Epidemiológica, está dando a oportunidade de as pessoas atualizarem suas cadernetas vacinais.

Numa ação conjunta com as equipes 001 e 007do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), foi realizada na última sexta-feira, 13, a imunização de trabalhadores de uma empresa do ramo de celulose e papel, especificamente aqueles que atuam na fábrica e na extração de madeira em áreas silvestres e de mata.

Foram aplicadas 130 doses da vacina contra a Hepatite B, 190 da Dupla Bacteriana e outras 140 contra a Febre Amarela. Responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Kátia Reis lembra que manter as vacinas em dia é uma forma de se proteger e também não colocar a saúde de outras pessoas em risco. “É um maneira de evitar a circulação de doenças graves que podem, inclusive, levar à morte”, destaca.

A atualização das cadernetas terá sequência nos próximos meses, até que os trabalhadores da empresa recebam as três doses das vacinas. Segundo a enfermeira, o cronograma estabelece vacinações nos dias 15 de agosto (Hepatite B), 15 de setembro (Dupla Bacteriana), 14 de novembro (Dupla Bacteriana) e 16 de janeiro (Hepatite B).

Enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde da Unidade Central de Saúde e da Unidade de Saúde José Sawinski atuaram na primeira etapa da atualização vacinal.

Rolar para cima