Com mais dez casos, Três Barras chega a 116 confirmações da covid-19

Mais dez casos de covid-19 foram registrados em Três Barras nesta quinta-feira, 28. Agora o município soma 116 pessoas diagnosticadas com o vírus. Destas, 15 já estão recuperadas e liberadas para o convívio social.

Entre os casos mais recentes estão duas profissionais da área de saúde, com 27 e 35 anos. Também entraram na lista de infectados quatro homens vinculados à empresa WestRock, moradores do município, além de dois servidores públicos municipais e outras duas mulheres com 35 e 56 anos.

Todos os pacientes são assintomáticos e estão em isolamento domiciliar juntamente com os seus contatos familiares mais próximos. O acompanhamento está sendo feito pela equipe técnica da epidemiologia e por profissionais de unidades básicas de saúde.

A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que os diagnósticos foram obtidos através da realização de oito exames RT-PCR, analisados pelo laboratório Genolab, e de dois testes rápidos.

“Reforçamos a importância de testar em massa, pois será a partir dos resultados que conheceremos o cenário de circulação do vírus, como também poderemos traçar estratégias e ações para conter a disseminação da doença”, afirmou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

Desde o começo da pandemia, o município de Três Barras já testou 943 pessoas. Foram 500 exames RT-PCR aplicados aleatoriamente na população vulnerável e em pessoas ligadas a algumas atividades econômicas.

Outra remessa de exames atendeu profissionais das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, secretaria de Saúde, demais secretarias municipais, Prefeitura e da Fundação Hospitalar.

Nesta sexta-feira, 29, inicia uma nova fase da testagem com a realização de 500 a 700 testes rápidos IgG e IgM por semana.

Segundo o prefeito Luiz Shimoguiri, a ação prosseguirá pelos próximos dois meses e o teste será aplicado em pelo menos uma pessoa por domicílio. “A Prefeitura fez a aquisição de cinco mil unidades dos testes para poder atender todas as localidades da cidade e do interior”, frisou.