Coronavírus: Três Barras inicia testagem da população nesta quarta-feira

Simultaneamente à testagem dos profissionais de saúde, um novo protocolo de exames para detectar infecção por covid-19 será colocado em prática pela Prefeitura de Três Barras, a partir desta quarta-feira, 20.

Chamado de inquérito sorológico, a pesquisa visa testar uma amostra da população que seja representativa do todo. “Essa é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que fornece resultados confiáveis sobre a taxa de infecção da população, expondo assim o real cenário da doença em determinado local”, explicou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

Inicialmente serão realizados 500 exames RT-PCR na população em geral. O público que será testado foi definido por critérios técnicos e indicadores epidemiológicos. Os exames serão analisados pela Genolab, da cidade de Blumenau, laboratório que faz parte da rede de referência do Lacen/SC.

De acordo com a secretaria de Saúde, 55,1% da população testada será de mulheres e 44,9% de homens, tendo como base o perfil epidemiológico de casos confirmados da doença em Santa Catarina.

Já o número de pessoas que será testada por faixa etária vai levar em consideração os indicadores de óbitos no Estado.

As equipes de saúde irão acessar o registro do ESUS para buscar, junto a sua área de abrangência, pessoas com mais vulnerabilidade e contato diário tais como: profissionais que trabalham em supermercados, farmácias, postos de combustíveis e bares; motoristas; empregadas domésticas; balconistas, catadores de recicláveis e dependentes químicos.

As coletas de material serão realizadas nas áreas de abrangência das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, em todos os postos de saúde do município. O exame só será feito por agendamento, entre 08h e 12h.

Serão disponibilizados 85 testes para a unidade básica de saúde (UBS) José Sawinski; 89 para a UBS Dr. Mário Mussi; 89 para a UBS Pedro Toporoski; 59 para a UBS Wenceslau Cardoso; 58 para a UBS Ailton Mendes; 57 para a UBS Leocádio Ribeiro; e 61 para as UBS do interior.

Prefeito Luiz Shimoguiri informa que o município está fazendo a aquisição de cinco mil unidades de testes rápidos. A intenção é começar, ainda este mês, a testagem de pelo menos uma pessoa por domicílio. “Serão através destes resultados que as autoridades de saúde e sanitárias irão planejar novas ações e estratégias para conter o avanço da covid-19 no município”, observou.