EDUCAÇÃO E SAÚDE DESENVOLVEM PEÇA TEATRAL SOBRE A COVID-19 EM TRÊS BARRAS

Através de uma parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Saúde por meio do Setor Epidemiológico de Três Barras, alunos do 8º e 9º ano da Escola Básica Municipal Guita Federmann, desenvolveram uma Peça de Teatro que enfatizou a importância da vacina e dos cuidados na prevenção do novo coronavírus.

As atividades contaram com as orientações participativas das Professoras, Joceli da Silveira Holzapfel e Suellen Cristine Kusma, ambas da Rede Municipal de Ensino. Fazendo uma releitura de uma das obras mais conhecidas do escritor Monteiro Lobato, os alunos: Luizcelso, Letícia, Isabela e Bianca, deram vida ao Sítio do Picapau Amarelo.

A encenação se iniciava com o personagem Visconde de Sabugosa relatando aos alunos dos Centros de Educação Infantil, que o “tio Barnabé” havia falecido por complicações da covid-19 e que a “tia Nastácia” estava no hospital após ter contraído a doença. Com esta fala, todos os demais personagens iniciavam uma conversa sobre a vacina e os métodos para prevenção do contágio.

Com o intuito de proporcionar magia e seriedade ao assunto, a personagem Narizinho, jogava o seu pó de “pirlimpimpim” trazendo o personagem ligado a vacinação, o conhecido “Zé Gotinha” fazendo então uma fala sobre o que é vacina e a importância que há nela, interagindo assim com os alunos.

Para encerrar a Peça, a personagem Cuca ganha espaço e indaga os personagens e o público infantil, sobre o fato de tomar ou não o imunizante, “eu não vou tomar essa vacina, como essa doença não passa de uma gripezinha, então não vai me dar nada” enfatiza a personagem ao entrar no enredo. Repreendida por todos, a “jacaroa” se convence em se vacinar mostrando aos espectadores a importância de se imunizar contra o vírus.

Antes de deixarem o palco, a Boneca Emília, pede que os alunos contem aos pais sobre a vacinação e que o calendário de vacina se encontra nas Unidades de Saúde do município. “Acreditamos que o teatro teve um grande êxito ao abordar os métodos de prevenção sobre a covid-19, ficamos felizes ao vermos que as crianças sabiam responder as nossas perguntas, para nós professores e alunos foi um maravilhoso desafio” destacou a professora, Joceli da Silveira Holzapfel.