Informações técnicas e metodologia do Censo Agro são repassadas durante reunião em Três Barras

Prestes a iniciar um novo Censo Agro, após dez anos do último levantamento da produção agropecuária, florestal e agrícola do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando informações técnicas e a metodologia da pesquisa aos municípios brasileiros.
A equipe pertencente à agência do IBGE, em Canoinhas, se reuniu com representantes do município de Três Barras na tarde de terça-feira, 22, no auditório da secretaria de Educação. A administração municipal marcou presença através de dois de seus secretários: João Francisco Canani Júnior (Agricultura e Meio Ambiente) e Antônio Tsunoda (Educação, Cultura e Esporte). A Epagri local também participou com uma de suas servidoras.
O Censo Agro vai a campo a partir de 1º de outubro deste ano, devendo ser finalizado em fevereiro de 2018. Através de processos seletivos simplificados, o IBGE contratou temporariamente mais de 26 mil pessoas entre analistas censitários, agentes censitários e recenseadores para a realização da pesquisa em todo o Brasil. Nove recenseadores deverão, simultaneamente, coletar dados nos municípios de Canoinhas e Três Barras.
Segundo informações repassadas pelo analista censitário Anderson Wilhelms durante a reunião, a pesquisa será feita por meio de preenchimento de questionário eletrônico, na qual abordará o total de estabelecimentos rurais e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referente ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.
Na ocasião ficou definido que Três Barras, através das duas secretarias e da estrutura das escolas situadas no interior, dará suporte técnico e logístico para que os recenseadores possam realizar a pesquisa e repassar os dados coletados por meio da internet. “É um levantamento importante e necessário para que o município tenha um raio-X da quantidade de propriedades rurais e sobre tudo aquilo que é produzido por elas atualmente”, comentou o secretário de Agricultura.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Agricultura intermedia a aquisição e entrega de mais de 8,8 mil alevinos a produtores rurais de Três Barras
A piscicultura, em Três Barras, ganhou novo incentivo com a entrega na manhã desta terça-feira, 05, de 8.830 unidades de alevinos a 15 pequenos produtores rurais do...
Leia mais

Iluminação natalina da praça central de Três Barras sofre com atos de depredação e furto
Instalada e acesa em 29 de novembro, a iluminação natalina na praça José Emiliano Uba, no centro de Três Barras, sofreu atos de vandalismo e furto na madrugada desta...
Leia mais

Buraco em cabeceira de ponte motiva a interdição de trecho da Avenida Rigesa em Três Barras
Em razão de um buraco na cabeceira da ponte sobre o Rio Barra Grande, a Avenida Rigesa está interditada no trecho que compreende as rotatórias da Polícia Militar e do...
Leia mais

Ginásio de esportes da EBM Guita Federmann é reinaugurado; quadra esportiva também foi revitalizada
Os mais de 660 alunos da Escola Básica Municipal Guita Federmann, em Três Barras, ganharam um presente na manhã da última sexta-feira, 1° de dezembro.
Depois de um...
Leia mais