Palestras marcam ações alusivas à campanha nacional Setembro Amarelo

A fim de alertar a população, bem como ressaltar a necessidade e as formas de prevenção ao suicídio, o Governo de Três Barras, através de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Educação, realizou palestras com alunos e professores da rede municipal de ensino, todas alusivas à campanha nacional Setembro Amarelo.

A mais recente delas aconteceu na sexta-feira (21) no anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão, a qual reuniu estudantes do 5° ao 9° anos da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic).

Tendo o respaldo das equipes 002 e 008 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi, o médico Thiago Greselle abordou o tema “Saúde Mental”.

Segundo ele informou na palestra, estima-se que a cada 100 pessoas, 30 sofram ou venham a sofrer problemas de saúde mental em algum momento da vida, das quais pelo menos uma seja constatada com doença mental grave.

O médico afirmou ainda que a depressão é a doença mais frequente, sendo que em cada 100 pessoas, uma apresenta quadro de esquizofrenia.

Antes desse evento, outra palestra mobilizou a comunidade escolar, também no anfiteatro Vereador Milton Miguel no dia 12 de setembro.

Visando resgatar valores e princípios, além de motivar e elevar a autoestima do público, Samuel Schneider de Lima, da Comunidade Adoremos, falou sobre o tema “Dias melhores para sempre”.

Participaram dessa atividade alunos e professores da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), e também estudantes dos 8° e 9° anos das escolas municipais Francisco Rocha e Guita Federmann, respectivamente.

Covencida por levantamento do Ministério da Saúde, que aponta que 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente, e que muitos deles são de jovens, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira enfatizou a importância de cada vez mais se discutir o assunto junto ao público infanto-juvenil. “É fundamental levar mensagens de valorização à vida, independente da faixa etária das pessoas”, comenta.

Fora o apoio da secretaria de Educação e dos diversos multiplicadores do tema, a secretária lembra que o debate também está ocorrendo nas unidades de saúde do município – todas decoradas com balões e laços amarelos que simbolizam a campanha – seja por meio de programações diferenciadas, repasses de informações e orientações por parte de profissionais especializados.