PAM 24h de Três Barras realizou mais de 24,5 mil atendimentos em 2022

Porta de entrada para as situações complexas de urgência e emergência, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas de Três Barras fechou o ano de 2022 com 24.570 atendimentos realizados.

A informação consta em relatório de produtividade divulgado pela secretaria municipal de Saúde.

Localizado em anexo à Fundação Hospitalar da cidade, o PAM conta com uma equipe de profissionais qualificados nas mais diversas áreas e que é referência, na região, por prestar atendimentos ágeis e humanizados à população.

“O primeiro contato do paciente, assim que chega à unidade, é com o responsável pela triagem. É esse profissional quem define a gravidade de cada caso. Passada essa etapa inicial, vem o encaminhamento para a realização dos demais procedimentos necessários”, explicou a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

Além dos médicos clínicos gerais que atendem de maneira ininterrupta em escalas de plantão, o PAM ainda conta com atendimentos de sobreaviso em 14 especialidades médicas.

Isso é possível graças ao convênio firmado entre o município de Três Barras e o Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, que recebe os encaminhamentos de urgência e emergência.

“Podemos nos orgulhar e afirmar que contamos com equipes médicas e de enfermagem qualificadas e prontas para atuarem em qualquer situação, seja em casos leves aos mais graves”, garantiu a secretária.

Segundo ela, outro fator positivo e que favorece o bom atendimento é a estrutura da unidade, que conta com ampla e confortável sala de espera, além de salas de observação clínica, de estabilização, emergência, triagem e para realização de exames e outros tipos de procedimentos.

“Trata-se de um espaço que traz comodidade e segurança aos pacientes, que sabem que serão bem atendidos no local”, observou.

Como funciona os atendimentos?

O PAM conta com um médico clínico geral plantonista por um período contínuo de 24 horas. De segunda a sexta-feira, os atendimentos ganham o reforço de outro médico clínico geral entre às 13h e 23h.

Já aos sábados e domingos, o segundo médico plantonista inicia os atendimentos às 08h e segue até às 18h.

“O reforço médico fez com que o tempo de espera por consultas diminuísse consideravelmente, especialmente nos horários de pico, que são no período noturno e também nos finais de semana”, afirmou a secretária.

O serviço médico é prestado por profissionais de empresa contratada pela Fundação Hospitalar de Três Barras, por meio de convênio firmado entre a entidade e o município.

Quais especialidades disponíveis no plantão de sobreaviso?

– Ortopedia/Traumatologia

– Urologia