Saúde promove ações voltadas a jovens, adultos, idosos acamados e gestantes de Três Barras

Com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) promoveram ações educativas e preventivas durante a sexta-feira, 11, em dois diferentes pontos do município.

Tendo o Sest Senat como parceiro, a equipe da Unidade de Saúde José Sawinski (Posto Verde), no bairro João Paulo II, focou grande parte das atividades do dia à conscientização de jovens e adultos para o combate ao consumo de álcool e às drogas.

Profissionais de saúde ministraram palestra sobre o tema. A programação ainda contou com atendimentos de saúde e avaliações especializadas. Aferição de pressão arterial, verificação de HGT (teste de glicemia), avaliação de índice de massa corporal (IMC), orientações médica e de enfermagem, realização de ginástica laboral e atualização da carteira vacinal foram alguns dos serviços oferecidos à comunidade.

De acordo com a enfermeira Mayara Crestani, responsável pela unidade de saúde, 96 pessoas foram atendidas durante o dia, todas residentes na área de atuação da equipe ESF 001.

“Saúde e alegria”

Como forma de celebrar o Dia dos Pais, a equipe do ESF 006 deu sequência ao projeto “Estratégia Saúde da Alegria” com a realização de dez visitas domiciliares a idosos e acamados na sexta-feira, 11.

Além dos atendimentos básicos em saúde, os visitados ainda receberam presentes doados pelo comércio local e pelos próprios funcionários da Unidade de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão.

A enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski disse que foi “gratificante levar saúde e amor a pessoas tão especiais”.

Amamentação

A importância do leito materno para a saúde do bebê norteou as duas palestras ministradas pela enfermeira Daniela Alberti Gonçalves, da Fundação Hospitalar de Três Barras, entidade parceira da mobilização promovida pela prefeitura, por meio da secretaria de Saúde.

Foram dois encontros com as gestantes do município, ambos realizados no auditório da Maternidade. Na tarde de quinta-feira, 10, a enfermeira repassou informações e orientações às mamães residentes no centro, bairros e interior e que são acompanhadas pelo sistema público de saúde. No dia seguinte, também à tarde, foi a vez das gestantes do distrito de São Cristóvão participarem do encontro.

Houve o sorteio de brindes e foram servidos lanches nos dois dias. A programação fez parte da estratégia adotada pela pasta de Saúde para celebrar a Semana Mundial de Amamentação, como forma de conscientizar a população e os próprios profissionais de saúde.