Treinamento prepara profissionais da Saúde para a chegada da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Os cuidados com a saúde e as ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero irão ganhar reforço em Três Barras, a partir do dia 09 de julho, com o funcionamento da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Parceria entre o Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai oferecer dois mil exames gratuitos às tresbarrenses. Serão mil mamografias às mulheres com faixa etária entre 50 a 69 anos e outros mil preventivos (papanicolau) para quem tiver, prioritariamente, 25 a 64 anos de idade.

O veículo ficará estacionado em frente ao Anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão. Enfermeira, técnico de radiologia e recepcionista, todos profissionais do Sesc, serão os responsáveis pelos atendimentos do mutirão, que acontecerão por 60 dias de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Na manhã desta sexta-feira (08), profissionais que atuam na secretaria de Saúde receberam, da equipe do Sesc, capacitação e informações sobre as etapas do projeto. “É uma estratégia importante no sentido de tentar combater a elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero em todo o país”, afirma a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira, ao destacar a parceria.

De acordo com a secretária, a mulher interessada deverá agendar o exame na unidade de saúde mais próxima de sua casa. O procedimento será prescrito somente pela enfermeira responsável pelo posto de saúde, enquanto a recepcionista fará a marcação da data do exame.

Mulheres que pretendem fazer a mamografia ou o papanicolau, mas que não se enquadram nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, devem antes solicitar a prescrição de um médico para poder ter acesso aos procedimentos.

Rolar para cima