Três Barras está a menos de 10% de alcançar a meta de vacinação contra a gripe

A três dias do encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o município de Três Barras está a menos de 10% de alcançar a meta de imunização dos grupos de risco.
Novo levantamento divulgado pela secretaria municipal de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira, 24, eleva a imunização para 80,33%, o que equivale a 2.914 doses aplicadas. O Ministério da Saúde estipula 90% de cobertura vacinal.
O grupo de idosos já superou a meta em 1,03%. Ao todo foram vacinadas 1.492 pessoas com mais de 60 anos de idade. Pouco mais de 71% das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos já foram imunizadas contra o vírus Influenza. Até o momento foram vacinadas 1.003, restando ainda 404 para chegar à cobertura de 100%.
Na sequência vem os trabalhadores da saúde com 276 pessoas imunizadas (78,19%); as gestantes com 148 doses aplicadas (61,41%) e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que somam 35 vacinadas e 87,50% de cobertura.
Busca ativa
Apesar de o índice geral estar próximo de chegar à meta, a cobertura vacinal das crianças ainda preocupa as equipes de saúde. “Os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima e imunizar seus filhos contra a gripe. Protegê-los também é uma forma de amá-los”, frisa a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica.
Até o dia 26 de maio, data em que será finalizada a campanha, equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão fazendo busca ativa em todo o município. Famílias residentes em localidades interioranas de São João dos Cavalheiros, Campininha e Km 06/ Barra Grande já foram visitadas.
O clube de mães e os grupos da melhor idade também receberam as vacinadoras durante suas reuniões. A vacina também está sendo disponibilizada no plantão noturno da Unidade Central de Saúde, que presta atendimento 24 horas.
Através de uma parceria com a secretaria de Educação e as direções dos centros municipais de educação infantil (CMEIs), estão sendo colocados bilhetes nas agendas das crianças como forma de lembrar os pais sobre a importância da vacina.
Nos últimos dias, a vacinação foi intensificada também junto aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Carro de som nas ruas da cidade e do interior, com a chamada da campanha, também foi usado para conscientizar a população sobre os riscos da doença e a relevância da imunização.
Doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas nove unidades de saúde do município.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais